A-A+

Defesa Civil pede demolição da edificação em Afogados; ponte segue interditada

Os profissionais da Defesa Civil coordenaram a retirada dos pertences por parte dos moradores e, após esse processo, deverá iniciar a demolição

Desabamento em AfogadosDesabamento em Afogados - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Após avaliar a estrutura do imóvel que desabou na noite desta quarta-feira (22), no bairro de Afogados, a equipe da Defesa Civil atestou o risco de novos acidentes e, por isso, solicitou a demolição da edificação afetada ainda nesta quinta-feira (23).  Os profissionais da Defesa Civil do Recife coordenam a retirada dos pertences por parte dos moradores e, após esse processo, deverá iniciar a demolição.

O planejamento é iniciar a derrubada do que restou do prédio nesta quinta para limpar a área e liberar o trânsito no entorno do Largo da Paz, no máximo, nesta sexta (24). Com a ponte que liga a rua Imperial ao Largo da Paz interditada, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano dividiu a faixa da Avenida Sul de forma que os motoristas façam um desvio para acessar o Largo da Paz.

Até o início da tarde desta quinta, membros do Instituto de Criminalística (IC) atuam fazendo a perícia do acidente, que fez uma vítima fatal e levou outras sete para atendimento em unidades médicas próximas. A demolição será feita por partes - o trabalho começará e depois será realizada uma pausa para reavaliar a condição de moradores entrarem para retirada de pertences.

Leia também:
Bombeiros encerram buscas em desabamento; Defesa Civil avalia estrutura

A edificação que desabou tinha menos de um ano de construção e possuía sete unidades de apartamentos estilo quitinete, com três cômodos. Os aluguéis variavam de R$ 300 a R$ 400. Apesar do comércio - funcionava um ferro velho no térreo - e do aluguel dos apartamentos, o imóvel, erguido a partir de uma invasão, já fora notificado pela Prefeitura do Recife por ser uma ocupação irregular.

O prédio que fica colado à unidade que ruiu ainda passa por avaliação dos engenheiros da Defesa Civil. Essa edificação, que possui no térreo uma oficina, é mais antiga, com mais de cinco anos, e tem outras nove unidades de apartamentos, também de três cômodos.

Trânsito
Com a Ponte de Afogados interditada, agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) desviam o fluxo de veículos da rua Imperial para a avenida Sul em direção à rua da Paz. Os condutores que circulam na região são orientados pela equipe da Autarquia. A via só será liberada, segundo a CTTU, quando as equipes terminarem os trabalhos no local do desabamento.

Desvio no trânsito nas proximidades da ponte

Desvio no trânsito nas proximidades da ponte - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

 

Veja também

Prévias do PSDB: na semana seguinte da suspeita de hacker, aplicativo recebe mais de 26 mil acessos
Política

Prévias do PSDB: na semana seguinte da suspeita de hacker, aplicativo recebe mais de 26 mil acessos

Talibãs do Afeganistão querem 'boas relações' com o resto do mundo
Talibã

Talibãs do Afeganistão querem 'boas relações' com o resto do mundo