Defesa Civil pede demolição da edificação em Afogados; ponte segue interditada

Os profissionais da Defesa Civil coordenaram a retirada dos pertences por parte dos moradores e, após esse processo, deverá iniciar a demolição

Desabamento em AfogadosDesabamento em Afogados - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Após avaliar a estrutura do imóvel que desabou na noite desta quarta-feira (22), no bairro de Afogados, a equipe da Defesa Civil atestou o risco de novos acidentes e, por isso, solicitou a demolição da edificação afetada ainda nesta quinta-feira (23).  Os profissionais da Defesa Civil do Recife coordenam a retirada dos pertences por parte dos moradores e, após esse processo, deverá iniciar a demolição.

O planejamento é iniciar a derrubada do que restou do prédio nesta quinta para limpar a área e liberar o trânsito no entorno do Largo da Paz, no máximo, nesta sexta (24). Com a ponte que liga a rua Imperial ao Largo da Paz interditada, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano dividiu a faixa da Avenida Sul de forma que os motoristas façam um desvio para acessar o Largo da Paz.

Até o início da tarde desta quinta, membros do Instituto de Criminalística (IC) atuam fazendo a perícia do acidente, que fez uma vítima fatal e levou outras sete para atendimento em unidades médicas próximas. A demolição será feita por partes - o trabalho começará e depois será realizada uma pausa para reavaliar a condição de moradores entrarem para retirada de pertences.

Leia também:
Bombeiros encerram buscas em desabamento; Defesa Civil avalia estrutura

A edificação que desabou tinha menos de um ano de construção e possuía sete unidades de apartamentos estilo quitinete, com três cômodos. Os aluguéis variavam de R$ 300 a R$ 400. Apesar do comércio - funcionava um ferro velho no térreo - e do aluguel dos apartamentos, o imóvel, erguido a partir de uma invasão, já fora notificado pela Prefeitura do Recife por ser uma ocupação irregular.

O prédio que fica colado à unidade que ruiu ainda passa por avaliação dos engenheiros da Defesa Civil. Essa edificação, que possui no térreo uma oficina, é mais antiga, com mais de cinco anos, e tem outras nove unidades de apartamentos, também de três cômodos.

Trânsito
Com a Ponte de Afogados interditada, agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) desviam o fluxo de veículos da rua Imperial para a avenida Sul em direção à rua da Paz. Os condutores que circulam na região são orientados pela equipe da Autarquia. A via só será liberada, segundo a CTTU, quando as equipes terminarem os trabalhos no local do desabamento.

Desvio no trânsito nas proximidades da ponte

Desvio no trânsito nas proximidades da ponte - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

 

Veja também

Vacinação pode começar com Coronavac, imunizante que Bolsonaro afirmava que não compraria
Brasil

Vacinação pode começar com Coronavac, imunizante que Bolsonaro afirmava que não compraria

Ministério da Saúde enviará 80 cilindros de oxigênio para Manaus
Caos na saúde

Ministério da Saúde enviará 80 cilindros de oxigênio para Manaus