Delegado flagrado menosprezando a Covid em vídeo é promovido para cargo de chefia após ser afastado
Gilmar Rodrigues era delegado de Vitória quando vídeo surgiu e circulou nas redes; agora, ele assume equipe de delegacia no Recife
O delegado Gilmar Rodrigues, afastado da Delegacia de Vitória após aparecer em um vídeo menosprezando a Covid-19, foi nomeado para um cargo de chefia na Polícia Civil de Pernambuco.
Em portaria, a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) designou Gilmar para assumir a chefia da 14ª Equipe da Central de Plantões da Capital (Ceplanc), no Recife.
O texto foi publicado no boletim-geral da SDS-PE na última quarta-feira (5) e é assinado pelo secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.
Leia também
• Polícia afasta delegado por menosprezar a Covid-19 em vídeo
• Ex-presidente de sindicato de policiais agride suspeito de roubo
No mesmo ato administrativo, a secretaria dispensa do cargo que passa a ser de Gilmar o delegado Vladimir Lacerda Melquíades. Gilmar ainda teve atribuída uma gratificação por encargo policial, de símbolo GEPC-5, segundo o texto.
A Polícia Civil, por meio de nota, confirmou a nomeação de Gilmar Rodrigues para a chefia no Recife. Segundo a corporação, ele está exercendo a função junto com outros 16 delegados que também atuam como chefes de suas equipes de plantão.
Enquanto isso, acrescenta a polícia, o delegado aguarda a conclusão do processo administrativo em trâmite na Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS).
Veja a íntegra da nota da Polícia Civil:
A Polícia Civil de Pernambuco informa que o Delegado Gilmar Rodrigues está exercendo a função de delegado plantonista da Central de Plantões da Capital (Ceplanc) - junto com outros 16 delegados que também atuam como chefes de suas equipes de plantão, enquanto aguarda a conclusão do processo administrativo em trâmite na Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS).
O caso
O delegado Gilmar Rodrigues apareceu em um vídeo que circulou nas redes sociais menosprezando a Covid-19, em março. O delegado diz que o interessante é "curtir a vida" e cita palavrões.
Nas imagens do vídeo que circula nas redes, Gilmar Rodrigues, que veste uma camisa preta com o emblema da Polícia Civil de Pernambuco, apareceu em um bar com outras pessoas. Na mesa, havia comida e bebidas alcoólicas. Nenhum dos presentes no local usava máscaras contra o coronavírus.
"Tá ligado? Covid é um c******. Aqui é [aponta para uma lata de aguardente]. Entendeu? Porra de Covid, véi. Curtir a vida, véi. Deixar ninguém fazer sua cabeça não", falou o delegado.
"É o não ou é, doutor?", questionou a um colega que também aparece nas imagens, que respondeu: "É isso aí. Doutor Gilmar falou, tá falado".
Na sequência do vídeo, Gilmar continuou: "[Vem] pra cá pra Vitória. Tomar cachaça, r********", disse o delegado.
Veja também

Partido que levou presidente do Peru ao poder passa à oposição
