Polícia

Delegado flagrado menosprezando a Covid em vídeo é promovido para cargo de chefia após ser afastado

Gilmar Rodrigues era delegado de Vitória quando vídeo surgiu e circulou nas redes; agora, ele assume equipe de delegacia no Recife

Delegado Gilmar RodriguesDelegado Gilmar Rodrigues - Foto: Reprodução

O delegado Gilmar Rodrigues, afastado da Delegacia de Vitória após aparecer em um vídeo menosprezando a Covid-19, foi nomeado para um cargo de chefia na Polícia Civil de Pernambuco.

Em portaria, a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) designou Gilmar para assumir a chefia da 14ª Equipe da Central de Plantões da Capital (Ceplanc), no Recife. 

O texto foi publicado no boletim-geral da SDS-PE na última quarta-feira (5) e é assinado pelo secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. 

No mesmo ato administrativo, a secretaria dispensa do cargo que passa a ser de Gilmar o delegado Vladimir Lacerda Melquíades. Gilmar ainda teve atribuída uma gratificação por encargo policial, de símbolo GEPC-5, segundo o texto. 

A Polícia Civil, por meio de nota, confirmou a nomeação de Gilmar Rodrigues para a chefia no Recife. Segundo a corporação, ele está exercendo a função junto com outros 16 delegados que também atuam como chefes de suas equipes de plantão.

Enquanto isso, acrescenta a polícia, o delegado aguarda a conclusão do processo administrativo em trâmite na Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Veja a íntegra da nota da Polícia Civil:

A Polícia Civil de Pernambuco informa que o Delegado Gilmar Rodrigues está exercendo a função de delegado plantonista da Central de Plantões da Capital (Ceplanc) -  junto com outros 16 delegados que também atuam como chefes de suas equipes de plantão,  enquanto aguarda a conclusão do processo administrativo em trâmite na Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS).
 

O caso
O delegado Gilmar Rodrigues apareceu em um vídeo que circulou nas redes sociais menosprezando a Covid-19, em março. O delegado diz que o interessante é "curtir a vida" e cita palavrões. 

Nas imagens do vídeo que circula nas redes, Gilmar Rodrigues, que veste uma camisa preta com o emblema da Polícia Civil de Pernambuco, apareceu em um bar com outras pessoas. Na mesa, havia comida e bebidas alcoólicas. Nenhum dos presentes no local usava máscaras contra o coronavírus.

"Tá ligado? Covid é um c******. Aqui é [aponta para uma lata de aguardente]. Entendeu? Porra de Covid, véi. Curtir a vida, véi. Deixar ninguém fazer sua cabeça não", falou o delegado.
  
"É o não ou é, doutor?", questionou a um colega que também aparece nas imagens, que respondeu: "É isso aí. Doutor Gilmar falou, tá falado".

Na sequência do vídeo, Gilmar continuou: "[Vem] pra cá pra Vitória. Tomar cachaça, r********", disse o delegado. 

Veja também

Governo afirma ao STF que 72% dos índios já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19
Vacinação

Governo afirma ao STF que 72% dos índios já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19

Novo lote com 529 mil doses de vacina da Pfizer chega ao Brasil
Coronavírus

Novo lote com 529 mil doses de vacina da Pfizer chega ao Brasil