Desafio de João Paulo é segurar o que tem

Cenário no Recife ainda é de segundo turno, mas petista tem que interromper tendência de queda

Blow Up – Depois Daquele Beijo Blow Up – Depois Daquele Beijo  - Foto: Divulgação

O Datafolha realizou no Recife na última quarta-feira sua terceira pesquisa eleitoral para aferir a colocação dos 8 candidatos à prefeitura. Em relação à segunda pesquisa, realizada nos dias 8 e 9 deste mês, o quadro se manteve estável, salvo para João Paulo que foi o único a perder votos, caindo de 34% para 29% . Os outros 7 candidatos se mantiveram onde se encontravam. Geraldo Júlio pulou de 36% para 38% (oscilação dentro da margem de erro), Daniel Coelho de 11% para 13% (crescimento dentro da margem de erro), Priscila Krause de 2% para 3% (idem) e Edilson Silva segurou os 2% que tinha. Carlos Augusto Costa, Pantaleão e Simone Fontana obtiveram menos de 1% e por isso não foram citados na pesquisa. Há mais uma semana de campanha pela frente e o quadro ainda pode se alterar, mas é pouco provável. Ainda é cenário de dois turnos entre Geraldo e João Paulo. Mas, para isto, o petista tem que interromper sua curva de queda.

Ajuda aos correligionários

Paulo Câmara estará amanhã em Camaragibe para participar de uma caminhada com o prefeito e candidato à reeleição Jorge Alexandre (PSDB). Foi nesta cidade que o governador obteve em 2014 o maior percentual de votos na área metropolitana. O prefeito tem como principal opositor o suplente de deputado Demóstenes Meira (PTB), que é apoiado (vejam só!) por um deputado do PSB: Aluísio Lessa.

Ojeriza > Não cola o discurso de Humberto Costa de que o presidente Michel Temer “não gosta de nordestino”. Se fosse verdade, como explicar a presença de 4 pernambucanos no ministério dele? Mendonça Filho (Educação), Fernando Filho (Minas e Energia), Raul Jungmann (Defesa) e Bruno Araújo (Cidades).

O melhor > Jorge Gomes, vice de Caruaru e candidato a prefeito pelo PSB, diz nas barbas do atual, José Queiroz (PDT), seu aliado: “Serei o melhor prefeito da história política de Caruaru”. Tomara!

Palanque > Informa o advogado Saulo Passos que o ex-diretor do Porto do Recife, Carlos Villar, reprovou a presença de Humberto Costa no palanque do PMDB, em Itapetim, mas permanece na campanha.

Empurrão > Jarbas Vasconcelos esteve em Jaboatão pela 2ª vez para participar de um comício do candidato a prefeito Heraldo Selva (PSB), de cujo pai, Ricardo, ex-deputado, foi um grande amigo.

Adesão > Parentes e amigos de Ricardo Ferraz, candidato do PTB à prefeitura de Floresta, promoveram um jantar de adesão, no Recife, a fim de arrecadar fundos para a campanha dele e da candidata a vereadora Priscila Ferraz (PRTB), que concorre na capital. A brincadeira rendeu R$ 45 mil.

Racha > Pela última pesquisa do Ibope em Petrolina, encomendada pela TV Grande Rio, Odacy Amorim (PT) e Adalberto Cavalcanti (PTB) têm, somados, 40% de intenções de voto. Tinham tudo para ganhar se estivessem juntos, mas não quiseram aliança e deverão perder para Miguel Coelho (PSB), que tem 33%.

Petistas > O PT lançou em Pernambuco nessas eleições pouco mais de 20 candidatos a prefeito, mas suas prioridades são Recife (João Paulo), Olinda (Teresa Leitão), Petrolina (Odacy Amorim), Serra Talhada (Luciano Duque) e São José do Egito (Romério Guimarães). Este último derrotou há 4 anos o candidato do PSB, Eclériston Ramos, que é o vice nessas eleições do ex-prefeito Evandro Valadares (PSB). Paulo Câmara estará lá hoje.

Veja também

Vantagem de Biden sobre Trump cai 2 pontos percentuais em uma semana
EUA

Vantagem de Biden sobre Trump cai 2 pontos percentuais em uma semana

Presidente parece torcer contra a vacina de Covid-19, diz Doria
Coronavírus

Presidente parece torcer contra a vacina de Covid-19, diz Doria