Saúde

Descansando corpo e mente

Corpo e MenteCorpo e Mente - Foto: Divulgação

Um bom descanso é o objetivo da maioria dos trabalhadores quando chegam em suas casas ao final de uma intensa semana de trabalho. Confira agora as alternativas mais efetivas para manter-se saudável sem sair de casa. Quando o trabalho e o lazer estão imersos no mesmo espaço físico, torna-se ainda mais relevante ficarmos atentos aos momentos de descontração dentro na nossa própria casa. 

Existem inúmeras opções para distrair a mente ao alcance de um click, graças aos benefícios da internet. Não só as ferramentas de trabalho receberam grande aperfeiçoamento, mas também as mais diferentes plataformas, como as de entretenimento, de atendimento médico e psicológico online, ou até mesmo plataformas educacionais. 
Plataformas de criação de jogos e aplicativos, por exemplo, ganharam espaço no mercado e atraem os olhos de investidores do mundo todo. Os resultados incluem uma maior disponibilidade de sites de entretenimento que vão desde plataformas para compras, aplicativos para comunicação remota eficiente, ou criação de sites para jogos e entretenimento, como o roleta online. A maioria quer garantir variabilidade de soluções de fácil e rápido acesso para o consumidor.

Aproveitando o tempo para aprender

Quando se trata de tempo limitado, muitas pessoas ainda preferem converter o seu tempo de descanso em aprendizados. Neste cenário, aprender algo novo é uma das opções favoritas para manter a mente em desenvolvimento e sentir-se produtivo. Aprender uma nova língua, como inglês, francês ou espanhol, é um objetivo comumente almejado e que se tornou cada vez mais tangível com as ferramentas online gratuitas. 

A vantagem é que em um momento dramático para a saúde mental, você pode criar uma excelente oportunidade para garantir um novo emprego ou aperfeiçoar um novo idioma que há tempos estava na sua lista de desejos. Temos que admitir que agora estas são realidades mais próximas do que nunca, surpreendentemente com a distância de alguns cliques e poucas horas de dedicação por semana.

Nós sabemos que tudo isso parece tentador, mas estudar em casa não traz a garantia de relaxamento e descontração. Por isso é sempre bom ficar atento e não sobrecarregar sua mente com informações em demasia. Afinal, a ideia é manter a mente saudável e ativa ao invés de sobrecarregada e cansada, e algumas alternativas sempre são bem vindas.

Mantendo o corpo em forma

Se a mente precisa de um descanso total, manter o corpo ocupado é uma ótima alternativa. Plataformas para atividade física online são abundantes e não é difícil escolher uma atividade diferente por semana, sem sair de casa. Além das plataformas online, as atividades ao ar livre são uma ótima opção. Uma corrida no parque próximo à sua casa, ou à beira mar ajudam a gastar todo o estresse acumulado
Mas lembre-se de estar atento às orientações de saúde específicas para o seu Estado ou Município para atividades ao ar livre. Afinal, não é nada saudável ficar exposto ou expor outra pessoa aos perigos recorrentes do novo contexto causado pela pandemia.
Embora saibamos da importância de manter a regularidade de exercícios físicos, vencer a inércia pode ser um grande desafio para muitos de nós. E Por isso também trouxemos atividades que conciliam esforço físico e relaxamento mental. 

Conciliar para otimizar

Aprender um novo idioma, estudar para conquistar novos objetivos e aperfeiçoamento pessoal, ou manter a regularidade das atividades físicas requer disciplina extra para muitos. É comum iniciarmos este tipo de atividade com empolgação, mas acabar perdendo o foco e o estímulos em poucos meses, até mesmo em algumas semanas. 

Se isso acontecer, pasme: você não está sozinho! Afinal, manter a mente e o corpo saudável não é uma tarefa fácil e este artigo está aqui para te ajudar. Se você não se sente motivado pelas dicas anteriores, algumas práticas ainda podem garantir um tempo de qualidade caso você tenha poucas horas de descanso.

Nada poderia ser melhor do que aliar corpo e mente em prol do mesmo objetivo. Não é à toa que atividades como jardinagem atravessam milênios como uma das preferidas para as horas de descanso.  Ou cozinhar aquela receita especial que você queria experimentar há muito tempo e oferecê-la para sua família também trará momentos de qualidade tanto físicos quanto mentais. Vale ser criativo e desfrutar ao máximo os benefícios trazidos pela simplicidade.