Descobertos estátua e objetos antigos durante obra em via pública de Atenas
Na terça-feira, arqueólogos tentavam identificar outros objetos encontrados no local
Uma estátua antiga de mármore branco e outros objetos arqueológicos da era romana foram descobertos durante os trabalhos de instalação da rede de gás no bairro da Acrópole de Atenas, informou o Ministério da Cultura nesta terça-feira (10).
A menos de 500 metros do Odeon romano de Herodes Ático, na base da Acrópole, foi encontrada, na segunda-feira, "uma estátua de um homem nu sem cabeça, do tipo Hermes Ludovisi, que data da época imperial, entre os séculos I e V", segundo um comunicado.
![Estátua sem cabeça de um homem nu do tipo de Hermes Ludovisi datada do período imperial entre os séculos I e V.](https://cdn.folhape.com.br/upload/dn_arquivo/2024/12/afp-20241210-36q36mg-v1-preview-greecehistoryarcheology-1.jpg)
Este vestígio foi encontrado em uma vala escavada para a instalação da rede de gás no bairro.
Leia também
• Luigi Mangione: suspeito de matar CEO em NY carregava manifesto contra indústria da saúde
• Tribunal da Coreia do Sul emite mandado de prisão para ex-ministro por imposição da lei marcial
• Ártico passa a emitir mais carbono do que absorve
Na terça-feira, arqueólogos tentavam identificar outros objetos encontrados no local, informou à AFP um encarregado do escritório de imprensa do ministério.
"Por enquanto, os novos objetos não foram identificados", afirmou. Segundo a emissora de TV pública Ert, eles pertenceriam à mesma época da estátua de Hermes.
A estátua, "em excelente estado, estava dentro de uma estrutura construída com tijolos retangulares" que faz parte "das vilas construídas pelos burgueses ricos da época", segundo as primeiras informações dos arqueólogos, citadas no comunicado ministerial.
"É importante continuar com as escavações, coletar todas as descobertas, assegurar que nenhuma evidência se perca (...) para precisar a época destes objetos", afirmou Elena Kountouri, chefe do serviço arqueológico de Atenas.