Abril Marrom

Descolamento de retina: como evitar e tratar

Responsável por causar prejuízos irreversíveis à visão, problema pode ser contido com diagnóstico precoce oferecido pelo Ícone da Visão

Para o oftalmologista Silvio De Biase, checagem da saúde dos olhos pode evitar casos como descolamento de retinaPara o oftalmologista Silvio De Biase, checagem da saúde dos olhos pode evitar casos como descolamento de retina - Foto: Divulgação

Localizada na parte mais interna do olho, a retina é um elemento primordial para a visão: é ela quem recebe o estímulo luminoso e o transforma em estímulo elétrico para que o nosso cérebro possa enxergar. Membrana fina, ela fica na posição adequada graças ao contato com o vítreo — substância semelhante a um gel que fica na parte mais interna do globo ocular — que, junto a outras estruturas, garantem sua nutrição. Quando esse elemento se desprende do globo ocular, acontece o chamado descolamento de retina, uma urgência oftalmológica que pode trazer sérios prejuízos irreversíveis à visão, incluindo a cegueira.

De acordo com o oftalmologista do Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste (Ícone da Visão), Silvio De Biase, o deslocamento da retina impede que o paciente enxergue na região que saiu do lugar. "Quando a retina sai do lugar, o caminho que leva a transformação de um estímulo luminoso em informação elétrica é interrompido, impedindo que nosso cérebro receba esses estímulos e gere a percepção das imagens que enxergamos", explicou. Ainda segundo o especialista, esse descolamento pode acontecer por causa de um rompimento da camada da retina por conta da tração do vítreo sobre a própria retina. "Há também processos inflamatórios e descolamentos tradicionais, sem rompimentos, causados por doenças que acometem os vasos da retina, como a diabetes e as tromboses retinianas por hipertensão arterial", emendou De Biase.

Há vários fatores que podem aumentar a probabilidade de um descolamento, conforme elenca o médico do Ícone: "a miopia; a idade avançada; um histórico de descolamento de retina na família; e os traumas e as cirurgias oculares são as causas mais frequentes."

Por ser indolor, o médico salienta a importância de ficar atento a alguns sinais que indicam que algo não vai bem na visão. "A presença de 'moscas volantes' súbitas na visão, que são aqueles pontos pretos móveis, principalmente associados a flashes de luz persistentes, necessita de uma avaliação oftalmológica com urgência", destaca Silvio. O paciente também deve ligar o alerta quando perceber sua visão turva ou embaçada e quando notar alguma sombra, no meio ou nas laterais.

Para o oftalmologista, um acompanhamento frequente para checar a saúde dos olhos é indispensável para evitar casos como o descolamento de retina, que age de forma silenciosa, já que um diagnóstico precoce ajuda a minimizar os danos causados pela doença. "Quando é detectada uma rotura na retina ou até mesmo um afinamento retiniano, mesmo que sem sintomas, o médico pode realizar o tratamento das lesões através da aplicação de um laser, a fotocoagulação, que é realizado de forma rápida e segura, evitando a evolução para um descolamento de retina. Por isso, o exame de mapeamento de retina, realizado no consultório, deve ocorrer de forma preventiva, anualmente ou antes disso, caso o paciente tenha alguma queixa visual aguda", recomenda o médico.

Para os casos em que o descolamento já ocorreu, o tratamento existente é a intervenção cirúrgica. Atualmente, há sistemas avançados de visualização em 3D que permitem uma melhor desenvoltura do procedimento, como é o caso do Artevo 800, equipamento utilizado pelo Ícone na correção desses casos. "A tecnologia de tomografia durante a cirurgia, presente no Artevo 800, auxilia na tomada de decisão do cirurgião durante o ato cirúrgico, tornando a intervenção menos traumática e mais segura", garante o profissional, que lembra que a recuperação da visão no pós-operatório depende do tempo que a retina ficou descolada e do quanto a região central da retina ficou comprometida.

descolamento de retina

Veja também

Exército israelense mata dois integrantes do Hezbollah no Líbano
GUERRA

Exército israelense mata dois integrantes do Hezbollah no Líbano

China emite alerta máximo para chuvas após grandes inundações no sul
CHUVA

China emite alerta máximo para chuvas após grandes inundações no sul

Newsletter