FERIADO

Desfile da Independência no Recife altera itinerário de ônibus na Zona Sul; confira esquema

Evento volta a acontecer após dois anos suspenso por causa da pandemia de Covid-19

Desfile de 7 de setembroDesfile de 7 de setembro - Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco

A avenida Marechal Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, recebe, na próxima quarta-feira (7), o tradicional Desfile da Independência, que este ano, celebra os 200 anos da efémeride. As vias no entorno serão interditadas entre 5h e 12h,  alterando a circulação de ônibus. 

O desfile tem início previsto para 8h, com concentração a partir das 5h.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, as alterações no tráfego dos ônibus pela Mascarenhas irão compreender os seguintes trechos:
 
Sentido subúrbio/cidade: trecho compreendido entre as interseções da avenida Marechal Mascarenhas de Morais com a rua 10 de Julho, e com a Rua Arquiteto Fernando Almeida. Uma extensão de 5,2 quilômetros com desativação de 15 paradas de ônibus: 020050 a 020063, e mais a 020700 em frente ao Ginásio de Esportes Geraldão.
 
Sentido cidade/subúrbio: trecho compreendido entre as interseções da avenida Marechal Mascarenhas de Morais com a rua Júlio Verne e com a rua Jamaica. Uma extensão de 2,6 quilômetros com desativação de 7 paradas: 020004 a 020010.


 
Considerando que o metrô inicia a operação às 5h, a linha 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) realizará uma viagem em um horário extra, saindo do TI Tancredo Neves às 4h45, em direção ao centro do Recife. A linha terá a operação suspensa até o fim do bloqueio, previsto para 12h.

A linha fará os seguintes itinerários:
 
Sentido: TI Tancredo Neves/Cidade
 
Itinerário normal 
TI Tancredo Neves, Av. Sul, Rua João Fontes, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Ponte Motocolombó…
 
Alteração do itinerário
 
TI Tancredo Neves, Av. Sul, Viaduto Tancredo Neves, Av. Recife, Av. Jean Emile Favre, Rua Jamaica, Rua Itamaracá, Rua Paris, Rua Arquiteto Luis Nunes, Rua Olívia Menelau, Rua Zeferino Pinho, Rua José Apolinário, Rua Arquiteto Fernando Almeida, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Ponte Motocolombó...
 
Sentido: Cidade/TI Tancredo Neves
 
Itinerário normal
...Ponte Motocolombó, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Alça Sudoeste do Viaduto Tancredo Neves, Viaduto Tancredo Neves, acesso à Av. Sul, giro à esquerda na Av. Sul, TI Tancredo Neves.
 
Alteração do itinerário 
...Ponte Motocolombó, Rua Júlio Verne, Rua Arquiteto Luis Nunes, Rua Paris, Av. Jean Emile Favre, Rua Jamaica, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Alça Sudoeste do Viaduto Tancredo Neves, Viaduto Tancredo Neves, acesso à Av. Sul, giro à esquerda na Av. Sul, TI Tancredo Neves.
 
Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações.

Segurança

A Polícia Militar de Pernambuco (PM/PE) informou que 291 policiais farão a segurança do desfile da Independência.

Do total de efetivo, 36 são do 19º BPM; 130 do batalhões da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) e 125 da Diretoria Integrada Especializada (Diresp). 

Além disso, outros 98 policiais farão a segurança do Grito dos Excluídos, que acontece, também na quarta, na área central do Recife.

Veja também

Lula: Paralisia do Conselho de Segurança da ONU frente a guerras em Ucrânia e Gaza é alarmante
CONFLITOS

Lula: Paralisia do Conselho de Segurança da ONU frente a guerras em Ucrânia e Gaza é alarmante

Após declarações de Milei, relembre o passado guerrilheiro de Gustavo Petro, presidente da Colômbia
Conflito

Após declarações de Milei, relembre o passado guerrilheiro de Gustavo Petro, presidente da Colômbia

Newsletter