Desfile das Bandeiras e mais quatro eventos alteram trânsito no Recife

Segundo a CTTU, mais de 80 agentes acompanharão os eventos para garantir a mobilidade e segurança

Desfile das Bandeiras no RecifeDesfile das Bandeiras no Recife - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Esquemas especiais para cinco eventos entre esta sexta-feira (28) e domingo (30) alteram o trânsito no Recife. Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), mais de 80 agentes acompanharão os eventos para garantir a mobilidade e segurança. A Central de Operações de Trânsito estará de plantão 24 horas monitorando os principais corredores viários afetados pelas mudanças.

O primeiro evento é o Desfile das Bandeiras realizado no Bairro do Recife, na área central da capital pernambucana, nesta sexta. O evento tem início marcado para 18h e deve ser encerrado às 19h. Os bloqueios, diz a CTTU, serão itinerantes - ou seja, feitos e desfeitos conforme a passagem do público. O percurso envolve a saída na rua Madre de Deus e sequências pelas ruas da Moeda, Mariz e Barros, do Apolo e Barão Rodrigues Mendes, com fim na praça do Arsenal.

Leia também:
Caminhada do Forró retoma festejos juninos no Recife; confira a programação completa
Desfile das Bandeiras Juninas revive tradição da festa de rua no Recife

A programação no Sítio Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte, nesta sexta das 19h à 1h, conta com um efetivo com agentes de trânsito que farão o monitoramento das vias próximas. No sábado (29) e no domingo (30), o monitoramento será das 16h às 3h nos seguintes pontos: Portão do Sítio Trindade, no cruzamento da Estrada do Arraial com a rua Ferreira Lopes, no cruzamento da rua Ferreira Lopes com a Rua Estrela, na Estrada do Encanamento por trás do Sítio Trindade e no cruzamento da rua Bela Vista com a Estrada do Arraial.

A princípio, nenhuma via precisará ser bloqueada, mas, em caso de necessidade, a Estrada do Arraial será bloqueada em frente ao Sítio Trindade. Nesse caso, os veículos que vêm pela rua Ferreira Lopes deverão entrar à direita na rua Estrela até a rua Desembargador Góis Cavalcante. Já os veículos que vêm da rua Bela Vista deverão entrar à direita na Estrada do Arraial. Os condutores que vêm pela rua Arnoldo Magalhães deverão entrar na Estrada do Arraial e seguir pela rua Ferreira Lopes.

A Marcha da Família será no sábado (29) com concentração a partir das 7h, na avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. Os fiéis partirão em caminhada em direção ao Cais da Alfândega, onde será finalizada. O Cais será bloqueado para o tráfego de veículos. Os motoristas oriundos da avenida Cais do Apolo poderão utilizar a rua Madre de Deus para seguir em direção ao Centro ou à Zona Sul da Capital. A dispersão do público está prevista para às 12h, horário que o tráfego de veículos também será normalizado, segundo a CTTU.

Futebol
No sábado também haverá o jogo entre Náutico e ABC, no Estádio dos Aflitos, às 17h, pelo Brasileirão Série C. A operação da CTTU terá início três horas antes do jogo, às 14h, e será montada no entorno do palco do jogo. Agentes de trânsito, dispostos em pontos fixos ou em motos e viaturas, irão monitorar as imediações do estádio até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta das 20h.

Inicialmente, as ruas da Angustura e Manuel de Carvalho ficarão interditadas para a circulação de veículos e apenas moradores terão acesso ao local pela rua Padre Silvino Guedes. A depender da movimentação dos torcedores, a avenida Conselheiro Rosa e Silva será interditada no trecho entre a rua Conselheiro Portela até a avenida Santos Dumont. Nesse caso, o fluxo de veículos da Rosa e Silva será desviado pela rua Senador Alberto Paiva.

Já no domingo (30), Sport e CSA se enfrentam em amistoso às 16h, na Ilha do Retiro. A operação de trânsito terá início às 13h e será montada no entorno do Estádio da Ilha do Retiro. Os agentes de trânsito vão atuar no local até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta da 19h.

Serão monitorados pontos como a avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Estrada dos Remédios, Túnel Chico Science e o cruzamento entre avenida Governador Agamenon Magalhães e a rua Paissandú. Inicialmente, apenas a rua Tabaiares, que dá acesso ao estádio, será bloqueada. No entanto, os bloqueios poderão ser ampliados a depender da necessidade, segundo a CTTU.

Veja também

Pernambuco recebe mais 118.170 mil doses de vacina da Pfizer
Coronavírus

Pernambuco recebe mais 118.170 mil doses de vacina da Pfizer

Serviço de drenagem muda itinerário de linha de ônibus em Peixinhos
Olinda

Serviço de drenagem muda itinerário de linha de ônibus em Peixinhos