tragédia

Deslizamento de pedras atinge lanchas com turistas em Capitólio (MG)

De acordo com o Corpo de Bombeiro, acidente matou cinco pessoas

Deslizamento de pedras em Capitólio, Minas GeraisDeslizamento de pedras em Capitólio, Minas Gerais - Foto: Reprodução/Twitter

Um deslizamento de parte de um cânion atingiu, na manhã deste sábado (8), três lanchas que estavam no lago de Furnas, no município mineiro de Capitólio, a cerca de 280 km da capital Belo Horizonte. Marinha informou que vai investigar o acidente, que matou pelo menos cinco pessoas, cujas identidades ainda não foram reveladas, e deixou outros 32 feridos, conforme o Corpo de Bombeiros.

Segundo a corporação, 23 feridos já foram atendidos na Santa Casa de Capitólio e liberados. Outras duas pessoas foram encaminhadas para a Santa Casa de Piumhi e tiveram fraturas expostas. Mais três vítimas estão na Santa de Casa de Passos, sem informações sobre estado, e outras quatro na Santa Casa de São João da Barra com ferimentos leves.

Leia também

• Alpinista alemão morre em avalanche na Argentina

• Ao menos 21 pessoas morrem em nevasca no Paquistão

• Tubulação de drenagem em barragem de mina se rompe em MG e provoca transbordamento


Em um vídeo que circula nas redes sociais, que tem sido apontado como sendo do momento da tragédia, é possível ver o deslizamento de pedras.

Além do Batalhão de Operações Aéreas, mergulhadores já estão se mobilizando para atuar no local. Segundo a corporação, a princípio, uma tromba d'água, junto com pedras, atingiu as três lanchas que estavam na região. Além do Batalhão de Operações Aéreas, mergulhadores já estão se mobilizando para atuar no local.

A Marinha informou em nota que tomou conhecimento do acidente no fim da manhã e que a Delegacia Fluvial de Furnas deslocou imediatamente equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local "a fim de prestar o apoio necessário às tripulaçõesenvolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aosoutros órgãos". Disse ainda que será instaurado um inquérito para apurar as causas e circunstâncias do acidente.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se manifestou por meio das redes sociais e se solidarizou com as famílias das vítimas.

"Sofremos hoje a dor de uma tragédia em nosso Estado, devido às fortes chuvas, que provocaram o desprendimento de um paredão de pedras no lago de Furnas, em Capitólio. O Governo de Minas está presente desde os primeiros momentos através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Os trabalhos de resgate ainda estão em andamento. Solidarizo com as famílias neste difícil momento. Seguiremos atuando para fornecer o apoio e amparo necessários", escreveu.

Em entrevista à GloboNews, o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de MG, explicou que a formação do local é de rochas sedimentares e, portanto, mais suscetíveis à ação do vento e das chuvas."Infelizmente, é uma situação que costuma acontecer numa região de cânions. Mas a rocha que se desprendeu foi de um tamanho muito considerável"disse o tenente.

"O que acabou agravando a situação foi a forma como a rocha cai, numa trajetória perpendicular. Geralmente, quando a gente tem esse tipo de estrutura, de ruptura, geralmente a rocha sai de uma forma mais fatiada. Ela escorre por aquela estrutura e cai de uma forma ou diagonal ou até mesmo em pé. Nesse caso, como a gente teve esse tombamento perpendicular e pelo tamanho da rocha, acabou tendo essas pessoas diretamente afetadas", completou.

O Lago de Furnas atrai vários turistas que buscam passeios de lancha e mergulhos na região. Os cânions no local são formados por rochas com mais de 20 metros de altura.

Veja também

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo
palestina

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo

"Assassino terrorista": relembre insultos trocados entre Petro e Milei
CONFLITO

"Assassino terrorista": relembre insultos trocados entre Petro e Milei

Newsletter