Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Detenta da Colônia Penal não morreu vítima de meningite

Por precaução, foram recomendadas medidas como limpeza da caixa d’água e apuração de microorganismos

Os Smurfs e a Vila PerdidaOs Smurfs e a Vila Perdida - Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saú­­­de descartou que a presidiária Yasmin Maria dos Santos, 21 anos, tenha morrido por meningite. A detenta da Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR) faleceu no último domingo, após apresentar sintomas do tipo meningocócico da doença. A SES divulgou que a morte foi decorrente de uma infecção por Staphylococcus aureus, bactéria que, raramente, provoca meningite.

Na última quinta-feira (29), porém, outro reeducando, desta vez, do Cen­­­­tro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, foi internado no Hospital Correia Picanço com suspeita da doença. O paciente dividia a cela com 20 detentos.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp-PE), o reeducando passou mal na quarta-feira, com dores de cabeça e nuca, além de vômito. Após avaliações, au­­toridades sanitárias dizem que não se tra­­­ta da doença meningocócica, que pode matar em 24 horas e ser transmitida.

Com isso, a profilaxia em quem teve contato com o paciente não foi necessária. A SES descarta um sur­­­to, que é quando se tem mais de um caso da mesma doença relacionados entre si. "O que vemos são três casos diferentes, e o que poderia ter potencial de transmissão (o da de­­­­tenta que morreu) foi descartado”, diz a co­­­­ordena­­­dora de doenças imunopre­­­veníveis da SES, Ana Antunes.

Por precaução, na CPFR, me­­­­­­didas foram recomendadas pelo Ministério Público, co­­­mo a limpeza da caixa d’água e apuração de microorganismos.

 

Veja também

Moradores e comerciantes sofrem com apagão em SP: ''É um prejuízo que não sei nem calcular''
FORNECIMENTO

Moradores e comerciantes sofrem com apagão em SP: ''É um prejuízo que não sei nem calcular''

Líbano anuncia 15 mortos em bombardeios israelenses fora de redutos do Hezbollah
ATAQUE

Líbano anuncia 15 mortos em bombardeios israelenses fora de redutos do Hezbollah

Newsletter