Detran divulga esquema especial para o Carnaval

Para garantir a fluidez do trânsito serão realizadas operações em vários pontos do Estado

Operação especial do Detran para o CarnavalOperação especial do Detran para o Carnaval - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O esquema especial de Carnaval montado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) inicia nesta sexta-feira (1º) e segue até a terça-feira (5). Serão 180 agentes de trânsito de plantão durante as festividades que contarão com 38 viaturas, 20 reboques, 38 motocicletas e quatro carros para fiscalização eletrônica.

A Operação Lei Seca contará com reforço em todo o Estado, totalizando 11 equipes e ampliação de 20% no número de bloqueios viários. No sábado de Zé Pereira (2) serão montados bloqueios 24 horas - das 8h do sábado as 8h do domingo -, circundando as principais vias que dão acesso ao desfile do Galo da Madrugada. Nos demais dias a Operação Lei Seca também contará com plantão 24h.

Leia também:
Carnaval de Olinda terá quatro locais de atendimentos de urgência e emergência
Abertura do Carnaval do Recife tem homenagem ao samba; confira a programação


O coordenador da Operação Lei Seca, o tenente-coronel Fábio Bagetti, detalha o reforço para o Carnaval. "A operação amplia suas operações durante o período de Carnaval em 20%. Passaremos a operar com 11 equipes por dia. Além das equipes de fiscalização também teremos equipes de conscientização", disse.

De acordo com o órgão, para garantir a fluidez do trânsito serão realizadas operações nos municípios de Vitória, Bezerros, Pesqueira, Porto de Galinhas, Janga, Maria Farinha, Ilha de Itamaracá, Nazaré da Mata e vias pedagiadas. Vários pontos de fiscalização, incluindo os polos carnavalescos, contarão com técnicos da Coordenação de Educação no Trânsito para alertar sobre alguns cuidados como o uso do cinto de segurança e os perigos de misturar bebida alcoólica e direção.

O diretor de fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins, destaca a interiorização da operação. "Como existem focos de Carnaval também no Interior, mapeamos os mais tradicionais e vamos fazer operação de trânsito tanto de fluidez, quanto coercitiva para que sejam respeitadas as leis de trânsito", afirmou. "O objetivo maior é conscientizar a população do 'se beber, não dirigir'", finalizou Lins.

Estão participando da operação de Carnaval os agentes da Operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro, Operação da Lei Seca, Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran), Polícia Rodoviárias Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Estrada e Rodagem (DER), Samu Recife, Consórcio Grande Recife, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Todos estarão em pontos estratégicos do Recife e Região Metropolitana além das praias do Litoral Sul e Norte e outras regiões do Estado.

Veja também

Pernambuco registra 1.652 novos casos e 25 novas mortes pela Covid-19 em 24h
Covid-19

Pernambuco registra 1.652 novos casos e 25 novas mortes pela Covid-19 em 24h

Pacientes de Manaus chegam ao Hospital das Clínicas, da UFPE, neste sábado (23)
Coronavírus

Pacientes de Manaus chegam ao Hospital das Clínicas, da UFPE, neste sábado (23)