A-A+

Trânsito

Detran-PE alerta motorista sobre o uso de vagas reservadas

Cartões de vaga especial são emitidos pelos órgãos de trânsito de cada cidade

A iniciativa faz parte das atividades do Maio AmareloA iniciativa faz parte das atividades do Maio Amarelo - Foto: Divulgação / Detran-PE

Com o tema  “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) está realizando ações educativas sobre o uso de vagas reservadas durante todos os finais de semana deste mês em shoppings da Região Metropolitana do Recife.  A iniciativa faz parte das atividades do Maio Amarelo, movimento em prol da conscientização de segurança no trânsito. 

Um ponto observado pelos educadores do Detran-PE durante as ações, é de que alguns motoristas estavam na vaga correta, porém sem os cartões de vaga especial, credencial devida para utilizar a vaga a que tem direito. Os cartões de vagas especiais são emitidos pelo órgão de trânsito de cada cidade. Para os recifenses, são emitidos pela Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), via agendamento no site da companhia. 

Para obter o cartão, é necessário apresentar comprovante de residência e documento de identificação com foto, CPF e, no caso de pessoas com deficiência, laudo médico ou data para o parto de gestantes. De acordo com a CTTU, no momento, o serviço está suspenso devido à pandemia. 

No próximo final de semana, 22 e 23, a ação de conscientização acontece no Shopping Camará, em Camaragibe, e do Plaza, no Recife.No Camará, a ação vai contar com a participação da Guarda Municipal de Camaragibe, que estará atualizando as credenciais ou tirando novas.

A equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-PE aplicou 28 multas morais no Shopping Patteo e 58 no Shopping Recife no último final de semana. Nos dois centros de compras foram emitidas 86 “Multas Morais”, quando ocorre o registro simbólico com informações educativas e sem valor legal.Junto com a Multa Moral, quem não respeitou a legislação encontrou no para-brisa uma mãozinha com o polegar para baixo, como sinal de reprovação.


Segundo o diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, a multa moral é uma forma de conscientizar os condutores. "Estamos despertando a consciência dos motoristas para o respeito ao próximo e um trânsito mais cidadão”, disse. 
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, implica numa infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47 com sete pontos na carteira de habilitação.

Veja também

Por conta de crise alérgica, show de Ney Matogrosso é remarcado no Recife
Música

Por conta de crise alérgica, show de Ney Matogrosso é remarcado no Recife

Aos 83 anos, morre o arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista Tomie Ohtake
Luto

Aos 83 anos, morre o arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista Tomie Ohtake