Trânsito

Detran-PE dá início à campanha Maio Amarelo sobre segurança no trânsito

Ações de conscientização em formato digital e drive-in serão o diferencial da campanha deste ano

As ações educativas e de conscientização visam uma boa conduta no trânsitoAs ações educativas e de conscientização visam uma boa conduta no trânsito - Foto: Paulo Maciel/ Detran-PE

Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas", o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) dá início às ações educativas e de conscientização da campanha Maio Amarelo deste ano. Ao longo do mês, a programação contará com lives, divulgação de vídeos, decoração de prédios e atividades em estacionamentos de shoppings. 

Todas as atividades focam na sensibilização de adultos, adolescentes e crianças para a adoção de atitudes corretas no trânsito que visem à redução dos casos de sinistros com morte e feridos graves no Estado. Em virtude da pandemia de Covid-19, a maior parte das ações, que acontecem anualmente, foram adaptadas para o formato digital. 

De acordo com diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, as ações de repressão são sempre necessárias, mas as de educação no trânsito são fundamentais. "Aposto no condutor que respeita o código de trânsito”. Além disso, Fontelles ressaltou que o cinto de segurança hoje é largamente usado, mas para que isso aconteça houve muito esforço e muitas ações educativas.   
   
O primeiro dia de campanha aconteceu no Parque Dona Lindu, Boa Viagem, em formato drive-in. Ao longo da manhã equipes do Detran-PE abordaram motoristas, fiscalizaram veículos e repassaram informações importantes para uma direção mais humanizada. Segundo o Detran-PE, as normas de distanciamento sanitário estão sendo respeitadas na programação. 


Durante o período de campanha, nas redes sociais do Detran serão divulgados cinco vídeos animados, um por semana, de caráter educativo e informativo. A instalação de faixas irá destacar o Maio Amarelo nos crucifixos montados com veículos localizados no Cabo de Santo Agostinho e na cidade de Caruaru. Também com o objetivo de chamar atenção dos condutores para a causa, agentes de trânsito do Detran-PE estarão usando bonés amarelos durante o mês. 

Conforme informou o chefe de fiscalização do Detran-PE, Anderson Moraes, em todas as sextas-feiras, ações pontuais serão realizadas como blitz educativa em faixas de pedestres com grande fluxo, drive-in sobre os perigos de álcool e direção com apoio dos educadores da lei seca, drive-in sobre conflitos no trânsito com psicólogas, reforço na fiscalização de trânsito com foco na segurança viária, ação em faixa de pedestres para orientação das novas regras do Código de Trânsito Brasileiro e apoio dos Batedores aos veiculos de emergencia Samu. 

Já no dia 16 de maio, a Chefia de Eventos de Educação está elaborando uma atividade coordenada com igrejas católicas, evangélicas e de matrizes africanas em homenagem ao Maio Amarelo. A programação do mês ainda inclui ações com as autoescolas e entidades credenciadas, como a fiscalização de tele aulas.

Haverá ainda a ação denominada Corrente Amarela, com vídeos gravados por autoridades e parceiros que apoiam o movimento Maio Amarelo. A produção é da Escola Pública de Trânsito (EPT), juntamente com a Operação Lei Seca, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Honda e participação da gerente de Psicomédica do Detran-PE, Juliana Guimarães, representante do Maio Amarelo em Pernambuco.

#detranpemaioamarelo

Veja também

Registro de chuvas acima da média histórica aumenta níveis de barragens da RMR
Água

Registro de chuvas acima da média histórica aumenta níveis de barragens da RMR

Tirar a máscara ou mantê-la? A confusão reina nos Estados Unidos
Polêmica

Tirar a máscara ou mantê-la? A confusão reina nos EUA