DETRAN

DETRAN-PE promove ação alertando sobre como evitar conflitos no trânsito

Nesta terça-feira (22), foi realizada ação no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem

A ação abordou também motociclistasA ação abordou também motociclistas - Foto: Paulo Maciel/Divulgação

Dando continuidade à Semana Nacional de Trânsito – SNT, 2020, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, realizou, nesta terça-feira (22), no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, ação preventiva/educativa com objetivo de alertar aos condutores sobre como evitar conflitos no trânsito.

Para Roberto Fontelles, Diretor Presidente do DETRAN-PE, dirigir é um exercício diário de respeito ao próximo, com base nisso, também foram preparados filmes com formato digital, que estão sendo veiculados no site do DETRAN-PE e em mídias sociais com postagens educativas, conscientizando e informando. Já no Instagram da Escola Pública de Trânsito (@eptdetranpe), serão realizadas lives, abordando temas de relevância para se ter um trânsito mais seguro para todos, como mecânica básica e primeiros socorros.

No local, sempre cumprindo as medidas de isolamento social para o enfrentamento à Covid-19, seguindo todas as determinações do decreto do Governo de Pernambuco, no sentido de evitar aglomerações com foco no distanciamento social, agentes de trânsito, especialistas em educação de trânsito e psicólogos do órgão realizaram abordagens a motoristas e motociclistas, quando foi realizada mini palestra, no modelo drive thru, além da distribuição de máscara e álcool 70%, em parceria com a Secretaria de Políticas de Prevenção a Violência e às Drogas – SPVD-PE, e da Central Única das Favelas – CUFA.

Juliana Guimarães, gerente de Psicomédica do DETRAN-PE e presidente da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego de Pernambuco – Abrapsit-PE, destacou que o trânsito é um espaço de convivência e que a ação foi pensada para sensibilizar os condutores na questão de saúde no trânsito, uma vez que, o trânsito é um problema de saúde pública mundial. Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, apontam que 5% da população tem hábito comportamental agressivo ao volante e que mais de 90% dos acidentes são causados por falha humana. “1.35 milhões morrem por ano no mundo, com 30 a 50 milhões de feridos e sequelados. Ela destacou que a morte no trânsito está em 8º lugar no mundo e, no Brasil, está em 5º e 1º em morte de 5 a 29 anos”, ressaltou.

Participaram do evento o Departamento de Estrada e Rodagem – DER; Secretaria de Saúde, por meio da Operação Lei Seca – OLS; Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran; e Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife – CTTU.

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter