Trânsito

Detran-PE realiza a Semana Nacional do Trânsito 2020 a partir desta sexta-feira

Neste ano, serão utilizados os bafometros passivos (à esquerda).Neste ano, serão utilizados os bafometros passivos (à esquerda). - Foto: Cortesia Detran-Pe

Entre os dias 18 e 25 de setembro acontecerá a Semana Nacional de Trânsito (SNT), evento anual com ações preventivas e educativas promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), tendo como objetivo a conscientização de motoristas, motociclista, ciclistas e pedestres para um trânsito mais seguro.

O tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a STN 2020 é “Perceba o risco. Proteja a vida”. Este tema chama a atenção para os perigos do trânsito. De acordo com o diretor presidente do Detran-Pe, Roberto Fontelles, o evento seguirá todas as determinações do decreto do Governo de Pernambuco para evitar aglomerações.

“Iremos realizar ações preventivas e educativas mostrando a importância dos cuidados que devem ser tomados no trânsito, para tanto realizaremos blitz e mini palestras, ministradas por especialistas em educação para o trânsito e psicólogos, sempre mantendo o distanciamento, além da distribuição de máscara e álcool 70%, em parceria com a Secretaria de Políticas de Prevenção a Violência e às Drogas – SPVD-PE, e da Central Única das Favelas – Cufa”, explica.

Nas blitze, os motociclistas que trabalham em deliverys receberão uma atenção especial. As motocicletas terão uma distancia segura de 1,5m entre elas e os pilotos receberão uma mini palestra sem precisar descer das motos.  Além disso, se o condutor mostrar sinais de consumo alcoólico, será utilizado o bafômetro passivo, sem que haja a necessidade de encostar a boca para soprar, dando mais segurança aos agentes que estiverem no local. Caso a suspeita seja constatada, o bafômetro tradicional será ofertado.

Para a SNT 2020 foram preparados filmes em formato digital que serão exibidos no site do Detran-PE e em suas mídias sociais com postagens educativas, conscientizando e informando. No instagram da Escola Pública de Trânsito @eptdetranpe, serão realizadas lives que abordarão temas como mecânica básica e primeiros socorros, induzindo um trânsito com mais segurança.

Já no dia 18 de setembro, o órgão lançará as diretrizes para atuação em educação para o trânsito. O documento pretende basear as ações sobre a temática no campo da atuação do Detran-PE. Na data, o diretor presidente da Autarquia, Roberto Fontelles, entregará ofício ao presidente do Conselho Estadual de Trânsito – Cetran, sugerindo a produção de diretrizes para todos os Órgãos de trânsito de Pernambuco.

 

AÇÕES DETRAN PE

 

DATA/HORA

AÇÃO

EQUIPES

LOCAL

 

18/09

 

SEXTA- FEIRA

7:00 AS 13:00

 

 

ABERTURA DA SNT

BLITZ EDUCATIVA PARA MOTOCICLISTAS

 

 

DTF

DPCT + CUFA + OLS + DER + CTTU

 BPTRAN

YAMAHA

COMPAT  

 

RECIFE

AV. AGAMENON MAGALHÃES

SENTIDO OLINDA APÓS VIADUTO DA AV. NORTE

 

 

 

20/09

 

DOMINGO

9:00 as 15:00

 

 

AÇÃO EDUCATIVA PARA  MOTOCICLISTAS

E MOTORISTA

 

DTF +  CUFA +OLS +DER

PREF IPOJUCA + BPRV

 

 

 

PORTO DE GALINHAS

 

 

 

 

 

 

22/09

TERÇA

7:00 as 13:00

 

 

AÇÃO EDUCATIVA PARA MOTOCICLISTAS

CONFLITOS NO TRÂNSTIO

 

 

DTF + DPCT

CUFA  +  DOV

ABRAPSIT + CTTU+ OLS

 

 

BOA VIAGEM

PARQUE DONA LINDU

 

 

 

 

 

 

24/09

QUINTA

7:00 as 13:00

 

DRIVE IN

OPERAÇÃO PREVENÇÃO

FOCO MOTOCICLISTAS

 

 

 

DTF +  DPCT

DOV + CUFA 

AGENTES CAMARAGIBE

 

 

 

CAMARAGIBE

 

 

 

 

 

25/09

SEXTA

17:00 as 23:00

 

 

BLITZ EDUCATIVA PARA MOTOCICLISTA - FOCO ALCOOLEMIA

 

DTF +DPCT+ BPTRAN

OLS + CTTU

 

     BOA VIAGEM

    

 

Veja também

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo
programa

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo

Imip promove Curso de Libras para capacitar assistentes administrativos do Ambulatório Central
INCLUSÃO

Imip promove Curso de Libras para capacitar assistentes administrativos do Ambulatório Central

Newsletter