A-A+

Detrans terão prazo até junho para adequação à CRLV digital

O aplicativo para acessar a CRLV digital está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store

Unidade do Detran do Shopping TacarunaUnidade do Detran do Shopping Tacaruna - Foto: Divulgação/ Detran

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou prazo até 30 de junho deste ano para que os Detrans de todo o país estejam adequados à fornecer aos motoristas o novo formato digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o CRLV-e, conforme prevê a deliberação nº 180/2019 do Contran, publicada no início deste mês, que trata da substituição do documento em papel pelo modelo eletrônico.

Segundo o Contran, o motorista poderá, opcionalmente, utilizar uma via impressa do CRLV-e, que terá a mesma validade do documento digital. A diferença é que o documento será impresso em papel comum, validado por um QR Code específico.

Leia também:
Detran-PE quer evitar conflitos no trânsito
Bolsonaro sanciona transferência do Coaf para o Banco Central

De acordo com o ministro substituto da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a medida faz parte das diretrizes de transformação digital do governo do presidente Jair Bolsonaro.

“Essa é mais uma iniciativa do governo para simplificar a vida do cidadão, trazendo mais modernidade e agilidade para o dia a dia das pessoas”, disse.

“O CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT)”.

Para ter acesso ao CRLV digital, o motorista precisa baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) no celular e cadastrar os dados do veículo na plataforma. Com isso, terá a visualização do documento sem a necessidade de acesso à internet.

O aplicativo, desenvolvido pelo Serpro, em parceria com o Denatran, está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.

Veja também

Polícia Civil de Goiás indicia quatro pessoas por incêndios na Chapada
Incêndio

Polícia Civil de Goiás indicia quatro pessoas por incêndios na Chapada

Países que reabriram fronteira para brasileiros possuem grandes atrativos culinários
Sabores

Países que reabriram fronteira para brasileiros possuem grandes atrativos culinários