Doenças respiratórias

Dez novos leitos de UTI neonatais e pediátricas para SRAG serão abertos no Imip

Período de sazonalidade de vírus respiratórios tem aumentando a demanda por internação

Fachada do IMIPFachada do IMIP - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Dez novos leitos de terapia intensiva (UTI), entre instalações neonatais e pediátricas, entrarão em operação no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, nesta sexta-feira (14). 

O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em entrevista concedida de forma remota na tarde desta quinta (13). 

Houve um aumento de casos de SRAG (síndrome respiratória aguda grave), o que, segundo ele, tem relação com o período sazonal de maior circulação de vírus respiratórios no Estado. 

“Não é nenhuma novidade a ocorrência de doenças respiratórias nesse período mais chuvoso. Pernambuco tem procurado se estruturar ano após ano na rede de saúde. Nunca houve oferta tão grande de leitos pediátricos para SRAG  como agora. É fato que, algumas vezes, a demanda supera a oferta, como aconteceu nesta semana. Estamos atentos, tanto que amanhã estamos abrindo 10 novos leitos no Imip, uma parte deles para a faixa neonatal, outra parte para a faixa pediátrica”, informou o titular da SES-PE. 

Longo disse ainda que a maioria dos registros em bebês e crianças com SRAG não são decorrentes da Covid-19, que costuma afetar essa faixa etária com menos gravidade do que outros tipos de vírus, a exemplo do adenovírus, do vírus sincicial respiratório e do vírus influenza. 

“Temos uma baixa incidência de positividade para a Covid-19 nos casos de SRAG nessa faixa (etária) pediátrica. Por isso, a gente quer reforçar a importância de levar essas crianças para a vacinação (contra a gripe). A procura está baixa. A influenza pode ser até mais grave para essa população pediátrica do que a Covid-19”, alertou. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início em todo o País há mais de um mês. As crianças acima de seis meses até seis anos foram incluídas como prioridade já na primeira etapa do processo de imunização, que protege contra três cepas - influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Veja também

Pernambuco recebe novo lote com vacinas da Pfizer nesta quinta-feira (24)
Vacinas

Pernambuco recebe novo lote com vacinas da Pfizer nesta quinta-feira (24)

Organizadores de atos de junho de 2013 em Porto Alegre são absolvidos por falta de provas
Inocentes

Organizadores de atos de junho de 2013 em Porto Alegre são absolvidos por falta de provas