Dez PSFs são interditadas em Orobó

Os motivos foram a ausência de enfermeiros e de supervisão dos técnicos de enfermagem atuando nas unidades

PSF de OrobóPSF de Orobó - Foto: Divulgação

A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) encontrou, ontem (10), irregularidades no atendimento à população e interditou dez unidades de Postos de Saúde da Família (PSF) em Orobó - no Agreste do Estado. Os motivos divulgados pela entidade foram a ausência de enfermeiros e de supervisão dos técnicos de enfermagem atuando nas unidades.

Segundo a enfermeira e coordenadora adjunta do departamento de fiscalização do Coren-PE, Ivana Andrade, a decisão de paralisar o funcionamento dos PSFs foi tomada após constatação da situação nas unidades. A qual, inclusive, já tinha sido comunicada à Secretaria de Saúde de Orobó, após inspeção realizada no dia 3 de fevereiro de 2017. Sem, no entanto, ter sido tomada nenhuma providência para solucionar os problemas. É o que informa a nota do conselho.

”Como os problemas detectados não foram sanados, tivemos que fazer a interdição para preservar a população e, também, os técnicos de enfermagem. Infelizmente, os pacientes terão que procurar a unidade de saúde mais próxima para terem atendimento de consultas e acompanhamentos”, explicou a enfermeira fiscal Hélia Sibely.

O Coren-PE salienta a informação que, após a fiscalização, verificou-se no Cadastro Nacional de Estabelecimentos (CNES) que todas as unidades de PSF do município de Orobó possuem enfermeiros cadastrados. No entanto, nenhum desses profissionais estão realizando seu trabalho desde o início de janeiro deste ano.

É relevante informar que a fiscalização do Coren-PE verificou em consulta ao Cadastro Nacional de estabelecimentos – CNES que todas as unidades de PSF do município de Orobó possuem enfermeiros cadastrados, porém nenhum desses enfermeiros estão realizando seu trabalho desde o início de janeiro de 2017.

Veja também

Bélgica detecta variante indiana da Covid em estudantes que passaram por Paris
Coronavirus

Bélgica detecta variante indiana da Covid em estudantes que passaram por Paris

Milton Ribeiro assume erro em cálculo do Fundeb e diz que haverá correção
Educação

Milton Ribeiro assume erro em cálculo do Fundeb e diz que haverá correção