Dezesseis funcionários sequestrados são libertadores no México
Presos chegaram até a sede da Secretaria de Segurança de Chiapas, onde seus familiares haviam montado um acampamento
Um grupo de 16 policiais que foram sequestrados na última terça-feira no estado sulista do México, Chiapas, foi liberado nesta sexta-feira (30), de acordo com o governador estadual, Rutilio Escandón.
"Quero informar ao povo de Chiapas e do México que os 16 companheiros da SSyPC (Secretaria de Segurança) sequestrados foram libertados esta tarde", informou o governante local via Twitter, enquanto emissoras locais transmitiam ao vivo ou reencontro entre os aguardados e seus familiares.
Os presos chegaram até a sede da Secretaria de Segurança de Chiapas, onde seus familiares haviam montado um acampamento dirigido o retorno com vida dos sequestrados.
Ao vê-los chegar, seus pais correram para abraçá-los entre gritos e lágrimas de emoção diante da surpresa de sua chegada, de acordo com as imagens das emissoras Foro TV e Milenio.
Alguns dos funcionários chegaram de mãos dadas ou abraçados e pareciam visivelmente cansados, como constatado pela AFP.
"Agradecemos ao Presidente @lopezobrador_ (Andrés Manuel López Obrador), ao Exército Mexicano, à Marinha, à Guarda Nacional, às Promotorias e às Polícias Estaduais por sua colaboração", acrescentou Escandón em seu Twitter, sem dar mais detalhes sobre como ocorreu a libertação.
Leia também
• Guarda nacional morre após explosão de carro-bomba no México
• Calor extremo causou mais de cem mortes em junho no México
• Tour de tacos: conhecendo o México através de seu prato mais famoso
Aproximadamente mil agentes das forças de segurança estaduais e federais participaram, desde quarta-feira, de operações para libertar os reféns, que foram retidos na localidade de Ocozocoautla quando se deslocaram em um ônibus após o expediente de trabalho.
No ônibus viajavam 33 trabalhadores, dos quais 16 homens foram capturados e 17 mulheres foram libertadas.