SAÚDE

Dia D de vacinação contra a dengue, nesta quarta (15), movimenta população do Grande Recife

O Dia D chega com o objetivo de convocar a população para se proteger da doença, com foco em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realiza, nesta quarta-feira (15), o Dia D de vacinação nnncontra a dengue para o público de 10 a 14 anosA Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realiza, nesta quarta-feira (15), o Dia D de vacinação nnncontra a dengue para o público de 10 a 14 anos - Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

O Dia D de vacinação contra a dengue, que acontece nesta quarta-feira (15), movimentou a população da Região Metropolitana do Recife (RMR). Pessoas se deslocaram de suas casas em busca da imunização. A ação, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), atinge, ao todo, 20 municípios de Pernambuco.

A iniciativa chega com o objetivo de convocar a população para se proteger da doença, com foco em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. Esse público-alvo, segundo a SES-PE, é estimado em 257.342 pessoas. 

Uma das pessoas que partiu em busca da vacinação foi a pequena Luamar Vitória Aguiar dos Santos, de 12 anos. Ela recebeu a primeira dose da vacina e contou à Folha de Pernambuco que já vem aprendendo sobre a doença na escola. "É importante vir para se imunizar. Na escola a professora já contou algumas coisas pra gente, como a importância de não deixar água parada, de tomar cuidado com pneus virados, tudo isso", explicou, com um sorriso no rosto, mesmo após a vacina.

A garota compareceu à Policlínica de João Barros Barreto, em Olinda, ao lado da avó, Francisca Ângela da Silva, doméstica de 75 anos. Ela, assim como a neta, também já toma os cuidados básicos. "Meu marido já teve dengue e sofreu muito, então não poderia deixar que minha neta passasse por isso também. Soube da campanha pela televisão e vim vacinar ela. Na minha casa, também presto atenção. Tenho muitas plantas, mas nunca deixo água nos vasos. Cuidados básicos mesmo. É muito importante se prevenir agora", afirmou.

As cidades beneficiadas pela campanha são: Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, Abreu e Lima, Olinda, Chã Grande, Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Moreno, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Glória do Goitá, Fernando de Noronha, Pombos e Itapissuma. 

A Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos) para agilizar o processo. 

Contribuição da população
Apenas 11,23% das doses da vacina recebidas pelo Estado foram aplicadas e registradas pelos gestores no sistema de informação oficial, de acordo com os dados disponibilizados pela SES-PE até essa terça-feira (14). Esses números são contabilizados desde o início da vacinação contra a dengue, no mês de abril. 

Das 8.092 doses aplicadas até o momento, 6.531 foram realizadas em abril e as outras 1.561 no mês de maio. O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) disponibilizou 72.017 doses da vacina contra a dengue para os municípios. Vale destacar que essas vacinas estão sendo aplicadas como primeira dose e a segunda deve ser recebida após três meses da primeira. 
 

Vale lembrar que, para a além do Dia D, o público alvo pode ser vacinado a qualquer momento nas unidades de saúde. Ainda assim, o papel da campanha é de justamente mobilizar a população para não deixar a imunização escapar.

"A vacinação, ao longo do tempo, recebeu uma redução da adesão da população, com queda das coberturas vacinais. Então esse momento é de mobilizar a população para que faça adesão, tendo em vista que a vacina protege contra quatro sorotipos, sendo o número três o circulante, que há mais de 15 anos não circulava no nosso Estado. Então essas crianças de 10 a 14 anos estão vulneráveis e precisam se vacinar", ressaltou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Magda Costa.



Pontos de vacinação na RMR
No Recife, foram disponibilizadas 71 salas de vacinação para o Dia D contra a dengue. A ação acontece em unidades de Saúde da Família (USF+), Unidades Básicas Tradicionais (UBT) além do Centro de Saúde Ermírio de Moraes. A lista completa pode ser vista clicando aqui.

Em Olinda, a prefeitura informou que a vacinação contra a dengue nesta quarta (15) será realizada das 8h às 16h em todas as policlínicas do município. É necessário levar o cartão de vacina, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência. 

Já em Jaboatão dos Guararapes, a gestão pede que a população procure a unidade de saúde mais próxima pelo aplicativo "De Olho na Consulta". O serviço vai funcionar das 8h às 16h e a documentação necessária é: CPF ou Cartão SUS e documento com foto.

O município de Paulista exige que os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes levem as seguintes documentações: CPF ou cartão do SUS da criança e certidão de nascimento ou RG, além de documento de identificação dos pais ou responsáveis. Os locais de vacinação em Paulista podem ser vistos no site oficial da prefeitura da cidade.

Veja também

Dieta cetogênica: a longo prazo, regime acumula células envelhecidas em tecidos normais, diz estudo
saúde

Dieta cetogênica: a longo prazo, regime acumula células envelhecidas em tecidos normais, diz estudo

Caminhada do povo Xukuru, em Pesqueira, marca 26 anos do assassinato do Cacique Xicão
Povos originários

Caminhada do povo Xukuru, em Pesqueira, marca 26 anos do assassinato do Cacique Xicão

Newsletter