Notícias

Dia de Nossa Senhora de Fátima terá celebrações virtuais

Serão realizadas missas on-line em dois horários e, em Caruaru, imagem da Santa fará peregrinação em hospitais

Nossa Senhora de FátimaNossa Senhora de Fátima - Foto: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco

A Igreja Católica celebra, nesta quarta-feira (13), Nossa Senhora de Fátima e, pela primeira vez em mais de um século de devoção, muitos fiéis não poderão ir aos templos dedicados à santa para venerá-la. Em Pernambuco, contudo, esse encontro entre mãe e filhos será possível, mesmo com as medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus.

No Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima, no Recife – o primeiro do mundo construído em honra à santa –, duas missas serão realizadas com transmissão via emissoras de rádio e redes sociais. A primeira celebração será às 9h, com o padre Damião Silva. A segunda será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, às 16h.

As duas solenidades eucarísticas poderão ser acompanhadas em tempo real pelos fiéis por meio do canal “Santuário de Fátima Recife” no YouTube, e pelo perfil no Instagram @santuarionossasenhoradefatima, além das rádios Clube FM99.1 e Olinda AM1030.

“É preciso que intensifiquemos nossas orações, pedindo a intercessão de Nossa Senhora a seu filho Jesus para que nos dê o fim deste mal. E vamos com todo carinho agradecer por sua proteção maternal”, afirmou dom Saburido.

Peregrinação
Em Caruaru, no Agreste pernambucano, Nossa Senhora de Fátima não só será homenageada com uma missa marcada para as 12h, na paróquia dedicada à Virgem do Rosário, como também visitará as unidades de saúde da cidade.

Após a celebração, a imagem de Nossa Senhora de Fátima será conduzida em carro aberto pelas principais ruas e avenidas do município em direção a hospitais e Unidades de Pronto Atendimento. Serão dez unidades visitadas e, em cada uma delas, haverá um momento de oração com bênção especial aos trabalhadores e pacientes.

“Uma das invocações na ladainha dedicada a ela é ‘consoladora dos aflitos, saúde dos enfermos, auxílio dos cristãos’, exatamente as nossas necessidades de hoje. A ideia de levar a imagem é justamente para pedir a intercessão de Nossa Senhora ao seu filho Jesus, para que Ele ouça o clamor do seu povo”, explicou o coordenador de pastoral da Diocese de Caruaru, padre Zenilson Tibúrcio.

A missa e a peregrinação poderão ser acompanhadas pela página no Facebook da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Caruaru e pelo Instagram @nsfatimacaruaru.

História
Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal.

De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria terá ocorrido no dia 13 de maio de 1917 e o fenômeno se repetiu durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.

O primeiro santuário dedicado à Nossa Senhora de Fátima foi inaugurado em 1935, no Recife. A construção do templo foi coordenada pelos padres portugueses da Companhia de Jesus em missão no Nordeste. Até hoje, o santuário é administrado pelos jesuítas.

Veja também

Médicos de Gaza salvam bebê por meio de cesárea
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Médicos de Gaza salvam bebê por meio de cesárea

Nome começa com letras depois do P? Essa pode ser a explicação para notas mais baixas; entenda
estudo

Nome começa com letras depois do P? Essa pode ser a explicação para notas mais baixas; entenda

Newsletter