Dia do Soldado é celebrado no Comando Militar do Nordeste

Cerimônia reuniu civis e militares para condecorações e desfiles

Celebração do dia do soldado, no Comando Militar do NordesteCelebração do dia do soldado, no Comando Militar do Nordeste - Foto: Léo Malafaia/FolhaPE

“O evento de hoje nos remete às origens da nossa independência e nacionalidade”. Essas foram as palavras do General do Comando Militar do Nordeste, o CNME, Marcos Antônio Freire, durante a celebração do Dia do Soldado, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (23).

Comemorado em 25 de agosto, a data celebra o nascimento do Duque de Caxias, considerado herói militar é referência para as tropas militares por todo o País. A cerimônia contou com a entrega de 73 condecorações, sendo 41 diplomas de “Colaborador Emérito” e “Amigos do CMNE” e 32 medalhas para civis e militares.

“Para nós essas entregas representam a gratidão do Exército Brasileiro com àquelas personalidades que contribuíram de alguma forma com o Exército e com a sociedade”, descreveu com satisfação o General. Para ele, que está no comando do Comando Militar há cerca de 1 ano, o Pernambucano tem um “quê” a mais de nacionalismo e compromisso com o próprio país. Ele usa como exemplo a Batalha dos Guararapes que, em 1648, deu os primeiros passos para a verdadeira nacionalidade brasileira.

Leia também:
Homenagem ao Dia do Soldado é realizada na Câmara Municipal do Recife
Glória Perez publica homenagem em data que filha faria 49 anos

O evento também não deixou de homenagear Luís Alves de Lima Silva, o Duque de Caxias, e a importância de suas batalhas para a história do Brasil, tais como a Balaiada (1840), Farroupilha (1839) e a Guerra do Paraguai (1865).

Veja também

Sonda conclui a primeira coleta de amostra em um asteroide feita pela Nasa

Sonda conclui a primeira coleta da Nasa de amostra em asteroide

Ministério da Saúde inicia 15ª missão para atender indígenas com Covid-19
Coronavírus

Ministério da Saúde inicia 15ª missão para atender indígenas com Covid-19