Saúde

Dia Nacional de Doação de Leite Humano: Brasil é referência internacional em bancos do alimento

O aleitamento materno é capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo

Banco de leite maternoBanco de leite materno - Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Dia 19 de maio é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, iniciativa para promover o aleitamento materno, incentivar doações, promover debates, esclarecer dúvidas e divulgar bancos de leite aptos a receber e encaminhar doações às famílias necessitadas.

O Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, sendo referência internacional por utilizar ferramentas que aliam baixo custo e alta qualidade e tecnologia. São 222 centros em todos os estados e, ainda, 217 postos de coleta.

São os bancos de leite materno, que englobam ações de coleta, processamento e distribuição, além de atendimento para apoio e orientação ao aleitamento. Este ano, a celebração da data tem como tema “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada ano, 340 mil bebês brasileiros nascem prematuros ou com baixo peso. O número corresponde a 12% do total de nascidos vivos. Eles são os principais beneficiados pela doação de leite humano, principalmente durante o período em que se encontram em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatais e não podem ser amamentados pela mãe.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre janeiro e dezembro de 2023, foram registrados 253 mil litros de leite humano doados no Brasil, beneficiando mais de 225 mil recém-nascidos. O número é 8% maior do que o registrado no ano anterior, mas ainda representa apenas 55% da necessidade do país.

Segundo números divulgados pela Agência Brasil, somente em março foram quase 16 mil doadoras em todo o país, mais de 18 mil receptores e 20.158 litros de leite coletados.

Ainda segundo o Ministério, o aleitamento materno é capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis, diminuindo a ocorrência de diarreias, afecções perinatais e infecções, principais causas de morte de recém-nascidos.

Veja também

Estátua de cera de Abraham Lincoln derrete no calor brutal de Washington, nos EUA
EUA

Estátua de cera de Abraham Lincoln derrete no calor brutal de Washington, nos EUA

Primeiro contingente da polícia queniana chega ao Haiti para missão de segurança
segurança no Haiti

Primeiro contingente da polícia queniana chega ao Haiti para missão de segurança

Newsletter