Dia Nacional do Forró com programação em homenagem ao 'Rei do Baião'

A data é celebrada entre os dias 10 e 15 deste mês de dezembro,em Caruaru

Luiz GonzagaLuiz Gonzaga - Foto: Arte/Folha de Pernambuco

O ‘Rei do Baião’, Luiz Gonzaga, se vivo estivesse completaria 106 anos na próxima quinta-feira (13). E como não poderia deixar de ser, o Dia Nacional do Forró é celebrado nesta mesma data, com comemorações em Caruaru, Agreste do Estado, entre os dias 10 e 15 próximos, quando acontece a 2ª Semana do Forró, com o projeto “Viva Gonzaga”, idealizado pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC).

Na programação, teatro, dança e poesia. Maracatu, cinema e oficinas de arte. E para os que não abrem mão do tradicional pé de serra, a zabumba, o triângulo e a sanfona animam a festa, que acontecerá em espaços da cidade, entre eles o Alto do Moura, Feira de Artesanato, Pátio de Eventos e Museu do Barro.

De acordo com o presidente da FCTC, Maria Alves, a ideia do "Viva Gonzaga" é destacar o legado do ‘Rei do Baião’, envolvendo ações variadas artísticas/culturais, contemplando os admiradores da obra de Gonzaga e estudantes da Rede Municipal de Ensino, que serão levados para conhecer mais da obra do saudoso 'Lua'.

Leia também:
Luiz Gonzaga ganha primeiro videoclipe em celebração aos 70 anos de “Asa Branca”
Estreia documentário "Onildo Almeida - Groove Man", sobre parceiro de Luiz Gonzaga


Acompanhe a programação da 2ª Semana de Forró Viva Gonzaga:

Segunda (10)
9h - Feira de Artesanato/Banda de Pífano Alvorada
19h – Acaccil: Trio pé de serra Forró de Mais
19h30 - Acaccil: Esquete Teatral - A Morte do Vaqueiro (Zé Carlos)
20h - Abertura com Maria Alves, Presidente da FCTC // Acaccil: Roda de Conversa - Gonzaga, do Popular ao Erudito, com compositor Onildo Almeida e Maestro Mozart Vieira, com mediação do jornalista Hérlon Cavalcanti.

Terça (11)
14h - Visita das escolas municipais ao Museu do Barro/Sala Luiz Gonzaga e palestra com o colecionador da obra de Gonzaga, Ademário King //
Recepção com a Banda de Pífanos Nossa Senhora das Graças

Quarta (12)
9h - Estação Ferroviária (Casa do Boi Tira-Teima): Oficina de percussão sobre a obra de Luiz Gonzaga para as ligas de bois de Caruaru, com o oficineiro Lucivan Max
15h - Museu do Barro: Dialogando sobre Luiz Gonzaga // curta-metragem: Gonzaga e sua Trajetória de Sucessos - Palestrantes: José Urbano, professor de História

Quinta (13)
6h - Café com Gonzaga, no Pátio de Eventos (Estátua do Rei) // 20 sanfoneiros tocando e cantando Luiz Gonzaga // Desfile de grupo de bacamarteiros - Batalhão 27 // Museu do Barro: café da manhã para os artistas

Sexta (14)
9h - Museu Mestre Galdino: Oficina de artes figurativas com o artesão Manoel Bernardo, sobre a obra musical de Luiz Gonzaga para alunos da Escola Municipal Dr. Tabosa de Almeida.
14h - Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) - CRAS de Pau Santo
19h - Pátio de Eventos: Esquete teatral - A Morte do Vaqueiro (Zé Carlos)
Sábado (15)
16h – Monte Bom Jesus: Arte e Educação - professora Adriana Sales sob a ótica de Luiz Gonzaga. (Maracatu, percussão e dança)

Veja também

Pernambuco recebe mais 310 mil doses de vacinas da Astrazeneca/Fiocruz
Vacina

Pernambuco recebe mais 310 mil doses de vacinas da Astrazeneca/Fiocruz

Pernambuco registra 964 novos casos da Covid-19 e 38 mortes
Coronavírus

Pernambuco registra 964 novos casos da Covid-19 e 38 mortes