Dia Nacional do Fotógrafo

Confira a galeria de imagens feitas pelos fotógrafos da Folha de Pernambuco

Este é o terceiro Pertencer - Espaço de Convivência entregue à população e vai beneficiar diretamente 136 famílias. Na comunidade, o prefeito vistoriou ainda mais uma ação do Programa Chegando Junto: a primeira casa beneficiada pelo Parceria na Sua CasaEste é o terceiro Pertencer - Espaço de Convivência entregue à população e vai beneficiar diretamente 136 famílias. Na comunidade, o prefeito vistoriou ainda mais uma ação do Programa Chegando Junto: a primeira casa beneficiada pelo Parceria na Sua Casa - Foto: Andrea Rego Barros / PCR

Neste domingo (8) é comemorado o Dia Nacional da Fotografia. A origem é controversa: fala-se que a data foi estabelecida em referência ao ano de 1840, no dia em que foi oficialmente trazida ao Brasil a daguerreotipia - como eram chamadas as fotos, já que a primeira câmera fotográfica foi inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre.

Foi Daguérre quem apresentou a tecnologia para o imperador D. Pedro II, mas há quem diga que não foi no dia 8, mas no dia 16 do mesmo mês. E ainda a teoria de que um inventor franco-brasileiro, Hercule Florence, já tinha tido a mesma ideia no Brasil em 1833, só não foi reconhecido.

Outra confusão recorrente é com o Dia Mundial da Fotografia, este comemorado no dia 19 de agosto, quando foi feita a apresentação formal da daguerreotipia na França em 1839.

Na dúvida, damos parabéns aos fotógrafos nas duas datas. Confira a seleção de imagens feitas pelos profissionais da Folha de Pernambuco.

Veja também

Fiocruz esclarece negociação de doses prontas da vacina de Oxford
Coronavírus

Fiocruz esclarece negociação de doses prontas da vacina de Oxford

Presidente da União Química diz que estudos da Sputnik V devem começar logo após aval da Anvisa
Vacina

Presidente da União Química diz que estudos da Sputnik V devem começar logo após aval da Anvisa