Notícias

Dia Nacional do Fotógrafo

Confira a galeria de imagens feitas pelos fotógrafos da Folha de Pernambuco

Este é o terceiro Pertencer - Espaço de Convivência entregue à população e vai beneficiar diretamente 136 famílias. Na comunidade, o prefeito vistoriou ainda mais uma ação do Programa Chegando Junto: a primeira casa beneficiada pelo Parceria na Sua CasaEste é o terceiro Pertencer - Espaço de Convivência entregue à população e vai beneficiar diretamente 136 famílias. Na comunidade, o prefeito vistoriou ainda mais uma ação do Programa Chegando Junto: a primeira casa beneficiada pelo Parceria na Sua Casa - Foto: Andrea Rego Barros / PCR

Neste domingo (8) é comemorado o Dia Nacional da Fotografia. A origem é controversa: fala-se que a data foi estabelecida em referência ao ano de 1840, no dia em que foi oficialmente trazida ao Brasil a daguerreotipia - como eram chamadas as fotos, já que a primeira câmera fotográfica foi inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre.

Foi Daguérre quem apresentou a tecnologia para o imperador D. Pedro II, mas há quem diga que não foi no dia 8, mas no dia 16 do mesmo mês. E ainda a teoria de que um inventor franco-brasileiro, Hercule Florence, já tinha tido a mesma ideia no Brasil em 1833, só não foi reconhecido.

Outra confusão recorrente é com o Dia Mundial da Fotografia, este comemorado no dia 19 de agosto, quando foi feita a apresentação formal da daguerreotipia na França em 1839.

Na dúvida, damos parabéns aos fotógrafos nas duas datas. Confira a seleção de imagens feitas pelos profissionais da Folha de Pernambuco.

Veja também

Pernambuco registra mais 300 casos e quatro mortes por Covid-19
Coronavírus

Pernambuco registra mais 300 casos e quatro mortes por Covid-19

Adesão da Ucrânia à UE deve levar '15 ou 20 anos', diz França
União Europeia

Adesão da Ucrânia à UE deve levar '15 ou 20 anos', diz França