Outubro Rosa

Diagnóstico precoce é a palavra-chave do Outubro Rosa

O Lucilo Ávila Diagnóstico irá oferecer 100 mamografias gratuitas para mulheres pernambucanas por meio da campanha "De peito aberto"

Médica radiologista Mirela Ávila, especialista em diagnóstico por imagem da mamaMédica radiologista Mirela Ávila, especialista em diagnóstico por imagem da mama - Foto: Divulgação

Para a campanha do Outubro Rosa de 2020, a necessidade do diagnóstico precoce é rememorada. Cerca de 95% das pessoas que identificam precocemente o câncer de mama conseguem alcançar a cura. O diagnóstico precoce pode ser feito por meio de mamografias, acima dos 40 anos, e ultrassonografia, em pacientes mais jovens. O Lucilo Ávila Diagnóstico, único em Pernambuco acreditado nacionalmente pelo Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), incentiva a busca pelos exames capazes de detectar o câncer de mama. “De peito aberto para o exame” é o tema da campanha deste ano, cujo objetivo é encorajar as mulheres na busca do diagnóstico precoce da doença. Na campanha, o Lucilo Ávila Diagnóstico irá oferecer 100 doações de mamografias para mulheres pernambucanas. 

O diagnóstico para detectar o câncer de mama passa pela avaliação clínica, através da percepção dos sinais e sintomas da doença, e pelo rastreamento por exames de imagem. Dentro da campanha “De peito aberto”, o Centro Diagnóstico Lucilo Ávila, em parceria com a ONG CasaRosa e com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), vai doar mamografias para mulheres pernambucanas. Serão 100 doações, sendo 50 para a Casa Rosa e 50 para o hospital da rede estadual. A ação social será impulsionada pelas redes sociais do Lucilo Ávila. O compartilhamento da hashtag da campanha para o Outubro Rosa vai gerar doações de mamografias à ONG.

“No Brasil, o câncer de mama acomete uma em cada 12 mulheres até os 90 anos. O diagnóstico precoce depende muito de a mulher estar informada e realizar todos os passos para buscar detectar a doença na fase mais inicial. Quando diagnosticado em estágio inicial, conseguimos um percentual de cura acima de 95%. Em fase mais avançada, esse percentual cai e os tratamentos são mais agressivos”, afirma a médica radiologista Mirela Ávila, especialista em diagnóstico por imagem da mama.

Veja também

A 8 dias da eleição, Senado dos EUA confirma juíza ultraconservadora para a Suprema Corte
internacional

A 8 dias da eleição, Senado dos EUA confirma juíza ultraconservadora para a Suprema Corte

Brasil atinge 5,4 milhões de casos da Covid-19
boletim

Brasil atinge 5,4 milhões de casos da Covid-19