Clima

Dinamarca tem seca inédita desde 2006, após duas semanas sem chuva

Grande parte da Escandinávia atravessa um final de primavera (outono no Brasil) particularmente seco

DinamarcaDinamarca - Foto: Pixabay

Apesar de ser um país chuvoso, a Dinamarca não registra precipitações há mais de duas semanas, algo nunca visto em 17 anos — informa a agência meteorológica, que atribuiu o fenômeno à mudança climática.

Grande parte da Escandinávia atravessa um final de primavera (outono no Brasil) particularmente seco, o que aumenta o risco de incêndios florestais.

Maio já foi o mês mais seco na Dinamarca nos últimos 15 anos. Para os próximos dias, também não há previsão de chuva, segundo as autoridades dinamarquesas.

"Se hoje não registrarmos precipitação, teremos tido 15 dias consecutivos sem precipitações. É o período mais longo sem precipitação já registrado desde 1º de janeiro de 2006", afirmou o instituto meteorológico nacional, DMI.

A Dinamarca está localizada em uma zona temperada do norte da Europa e raramente passa por longos períodos sem chuva.

“Parece que o prolongamento dos períodos sem precipitação está relacionado com a mudança climática, mas esta é uma área que ainda está sendo investigada”, explicou o DMI.

Na terça-feira, a agência de gestão de riscos Beredskabstyrelsen anunciou que maio de 2023 foi o mais seco da Dinamarca em 15 anos. Em 2007 e 2008, foram registrados 14 dias consecutivos sem precipitação.

Veja também

Explosão em café deixa cinco mortos na capital da Somália
ATENTADO

Explosão em café deixa cinco mortos na capital da Somália

Militantes fazem ato esvaziado contra Lula e Moraes e com exaltação a Trump
MANIFESTAÇÃO

Militantes fazem ato esvaziado contra Lula e Moraes e com exaltação a Trump

Newsletter