“Diretas já” começam a empolgar os brasileiros

Atos de rua pelas eleições diretas já foram realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo

Diretas Já Diretas Já  - Foto: Reprodução/Twitter Mídia Ninja

Dada a fragilidade do governo Temer, a campanha pelas “diretas já” começa a ganhar corpo no país inteiro. O pontapé foi dado no Rio de Janeiro, onde milhares de pessoas se reuniram em Copacabana, embaladas pelo cancioneiro de Caetano Veloso e Milton Nascimento, para reclamar a saída do presidente e a escolha do substituto dele por eleições diretas. O ato se repetiu em São Paulo uma semana depois, embalando mais ainda esta campanha cívica que está apenas começando. E ontem em Brasília cinco partidos lançaram uma frente suprapartidária em defesa das “diretas já”, significando que a campanha começa a sensibilizar os congressistas. Se Temer não se sustentar, a Constituição prevê eleição indireta para a escolha do seu sucessor. Mas se as “diretas já” tomarem conta do país não se deve descartar a hipótese de o Congresso aprovar uma PEC extinguindo o pleito indireto, bem ao estilo do “jeitinho” brasileiro.

Tirar Temer pra pôr quem?
Não é difícil tirar Temer da Presidência da República em razão das encrencas em que ele está metido: Odebrecht, JBS, Rodrigo Loures, etc. O problema é encontrar um nome para substituí-lo que passe pelo crivo do Congresso. Opções como FHC, Nélson Jobim ou Henrique Meirelles estão à altura do cargo. Mas os congressistas querem um deles e isso dificulta a sucessão.

Grosseria : Gilmar Mendes, presidente do TSE, foi grosseiro com o ministro Herman Benjamin, relator do processo que pede a cassação da chapa Dilma/Temer, ao dizer que ele só está na mídia por sua causa. Benjamim, modesto, disse que não pediu para ser relator e que prefere o anonimato aos holofotes.

Rodovia :
O deputado Júlio Cavalcanti (PTB) compara a PE-270, que liga Arcoverde a Itaíba, a uma “tábua de pirulito” devido à quantidade de buracos que tem. E já pediu providências ao Governo do Estado dizendo que a rodovia é “estratégica” para o escoamento do leite da região.

Promessa : A deputada Roberta Arraes (PSB) registrou na Alepe os 50 anos de fundação do Hospital e Maternidade Santa Maria, de Araripina. E disse que o governador Paulo Câmara irá presenteá-lo com um moderno Cento de Nefrologia.

2º lugar:
Jair Bolsonaro (PSC) aparece em 2º lugar para presidente da República em todas as pesquisas de opinião realizadas nos últimos dias, perdendo apenas para Lula (PT) que mantém a dianteira. Mas é improvável que segure o que tem depois que o PSDB lançar Alckmin ou João Dória.

Sagacidade : Nascido em Pesqueira, o ex-deputado Lívio Valença foi homenageado ontem na Alepe pela passagem do seu centenário. Como prefeito de São Bento do Una e depois deputado estadual, foi um dos políticos mais inteligentes e sagazes que já passaram por aquela Casa.

Atenção :
Com um olho no São João e outro nas chuvas que alagaram Caruaru na semana passada, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) foi recebida em Brasília ontem por três ministros: Bruno Araújo (Cidades), Mendonça Filho (Educação) e Hélder Barbalho (Integração). E voltou animada com o que lhe prometeram.

Veja também

Degelo acelerou 65% em três décadas, alerta estudo

Degelo acelerou 65% em três décadas, alerta estudo

UE pede para biodiversidade acordo similar ao de Paris sobre Clima
MEIO AMBIENTE

UE pede para biodiversidade acordo similar ao de Paris sobre Clima