Disputa acirrada pelo segundo lugar

Em Caruaru, o candidato Tony Gel deverá enfrentar no segundo turno Raquel Lyra ou Erick Lessa

Lego Batman: O filmeLego Batman: O filme - Foto: Divulgação

Olinda, Jaboatão, Caruaru e Petrolina são algumas das cidades pernambucanas em que há uma disputa acirrada pelo 2º lugar na presente corrida eleitoral. Em Olinda, chegará em 1º, no primeiro turno, a candidata Luciana Santos, mas seu adversário para o 2º ainda está indefinido. Disputam a vaga Izabel Urquisa, Professor Lupércio e Antonio Campos. Em Jaboatão, Anderson Ferreira deve chegar em 1º, no primeiro turno, para disputar o 2º com Manoel Neco ou Cleiton Collins. Lá o quadro também está indefinido. Em Caruaru, o 1º colocado é o candidato Tony Gel, estando a 2ª colocação indefinida entre Raquel Lyra e Erick Lessa, ambos com 20% de intenções de voto segundo recente pesquisa do Ipespe. Quanto a Petrolina, onde não haverá 2º turno, o 1º colocado é Miguel Coelho. Mas há uma briga de foice pelo 2º lugar entre Adalberto Cavalcanti e Odacy Amorim, ambos tecnicamente empatados, segundo o Ibope.

Os ventos da mudança

Os prefeitos Elias Gomes (Jaboatão), José Queiroz (Caruaru) e Júlio Lossio (Petrolina), eleitos em 2008 e reeleitos em 2012, estão com seus candidatos em desvantagem nessas eleições. Todos estão em 4º lugar, segundo as pesquisas mais recentes. São, respectivamente, Heraldo Selva (PSB), Jorge Gomes (PSB) e Edinaldo Lima (PMDB). O trio vem sendo atropelado pelos “ventos da mudança”.

Vídeo - Familiares do pastor Isaac Martins, líder espiritual da Assembleia de Deus, convenção de Abreu e Lima, gravaram um vídeo de apoio à candidatura do prefeito Marcos José (PSB), que concorre à reeleição. Eles dizem que não poderiam negar apoio ao pastor Marcos, “que trabalhou tantos anos ao lado do pastor Isaac”.

Palanque - Para retribuir o apoio que recebeu em 2014 das bases municipais do PSB, o senador Fernando Bezerra já passou pelos palanques de mais de 50 candidatos a prefeito do partido nos últimos 45 dias.

Chance - O DEM poderá eleger um prefeito no Araripe no próximo domingo: o jovem Túlio Alves, candidato à prefeitura de Bodocó. Ele é filho e herdeiro político do ex-prefeito Brivaldo Alves.

Carta - O ex-vereador João Arraes (PSB) está enviando carta aos amigos pedindo votos para Augusto Carreras (PSB), 1º secretário da Câmara do Municipal. “É pessoa séria e íntegra”, diz a mensagem.

Registro - Depois que o TRE deferiu, por unanimidade, o registro da candidatura de Joaquim Neto (PSDB) à prefeitura de Gravatá, a disputa naquele município ficou sem graça. O tucano, favorito em todas as pesquisas, vai enfrentar o vereador João Paulo Lemos (PSB), apoiado pelo deputado Waldemar Borges (PSB).

Chapa - Na cabeça dos tucanos, Paulo Câmara só se reelegerá em 2018 se mantiver Raul Henry (PMDB) na vaga de vice e convidar Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) para as duas vagas do Senado. Foi o que Eduardo Campos fez em 2010 com Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB).

Queda - Olhando-se os candidatos a vereador de Olinda tem-se a impressão, à 1ª vista, de que a qualidade da Câmara vai cair. Na legislatura 2001-2004 estavam lá Valério Leite (advogado), Marcelo Santa Cruz (advogado), Joaquim de França (defensor público), Ana Bela (médica), Pedro Mendes (economista), Nivaldo Machado Filho (promotor), Ceres Figueiredo (professora universitária) e Anísio Coelho (empresário). Na próxima? Aguardemos, pois!

Veja também

Sonda conclui a primeira coleta de amostra em um asteroide feita pela Nasa

Sonda conclui a primeira coleta da Nasa de amostra em asteroide

Ministério da Saúde inicia 15ª missão para atender indígenas com Covid-19
Coronavírus

Ministério da Saúde inicia 15ª missão para atender indígenas com Covid-19