Divulgado o resultado das eleições para conselhos tutelares em cidades do Grande Recife

Em expectativa sobre os novos conselheiros tutelares, cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) conheceram seus novos representantes, nesta segunda-feira (7), após a contagem dos votos.

Votação para o Conselho TutelarVotação para o Conselho Tutelar - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Em expectativa sobre os novos conselheiros tutelares, cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) conheceram seus novos representantes, nesta segunda-feira (7), após a contagem dos votos. Mas, dos principais colégios eleitorais da RMR, apenas Paulista e Jaboatão dos Guararapes já sabem dos resultados. A capital pernambucana só conheceu os novos membros dos órgãos da Região Político Administrativa 5 (RPA 5), que engloba os bairros da Zona Oeste da cidade, e abriu a contagem da RPA 1 (Centro) a partir da tarde. Já em Olinda, as eleições foram adiadas por erro nas cédulas dos votos.

O município de Paulista foi o primeiro a divulgar seus novos conselheiros tutelares - cargos que ficam responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Na cidade do Grande Recife, 15 novos membros foram escolhidos por 13 mil eleitores, que foram à votação em 12 pontos. O conselheiro mais votado foi Arnaldo da Creche, com 1568 votos.

Confira o resultado completo: 

Regional Centro

Claudinho 

Will 

Chiba

Tia Vera

Val 

Regional Praia

Eliab

Adelma 

Petrônio 

Regi 

Sandra 

Regional Paratibe

Arnaldo da Creche

Cícero da ONG 

Illo Costa

Priscila 

 

Já em Jaboatão, o resultado foi divulgado no fim da tarde, tendo Serginho como o mais votado, sendo eleito por 1130 pessoas. No município, 35 novos titulares vão assumir os cargos de proteção à criança e ao adolescente. 25 deles já foram conhecidos:

Veja os resultados de Jaboatão: 

REGIONAL 01

CRISTIANO CARVALHO 

RAYANE RODRIGUES

DANIELLE BASÍLIO

JOÃO PAULO 

GILMAR BASÍLIO (O BASILHÃO)

 

REGIONAL 02 

SERGINHO 

ERICK CASTRO

ANDERSON NEVES 

RHALDNEY SILVA 

LUCIAN

REGIONAL 03 

ROBINSON BIRO-BIRO  

JUNIOR JACKSON 

TIA ALINE 

DJALMINHA DO CURADO 

IRMÃO NELSON 

REGIONAL 04 

VEL  

SUELLEN DA ACD

 ROBSON 

ALEX DA IGREJA

GILBERTO NEVES

REGIONAL 05  

ROBERTO  

GILMAR DA IGREJA

XOXINHA 

IRACEMA VIANA 

FERNANDO SANTOS

Recife  

No Recife, os atrasos nos resultados foi alvo de polêmica na Câmara de Vereadores. Até o fim da tarde, apenas os conselheiros da RPA 5 foram conhecidos. Na capital pernambucana, houve problemas na votação, onde houve atrasos de até cinco horas nos colégios eleitorais. No legislativo municipal, os vereadores Hélio Guabiraba (sem partido) e Amaro Maguari (PSB) fizeram críticas ao processo eleitoral. “um transtorno, aborrecimento e um constrangimento recifense”, disse Maguari.

Na ocasião, o representante Hélio Guabiraba (sem partido), anunciou, na reunião ordinária de ontem, que sairá do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). “Peço desculpas por não participar do Conselho há seis meses, mas, como representante legal desta Casa, precisei me afastar. Não posso compartilhar com a falta de organização e de direitos. Algumas coisas que aconteciam não combinavam com esta Casa e, como forma de defender o bem e defender a melhor maneira para as crianças e os adolescentes da cidade do Recife”, afirmou o parlamentar.

A presidente do Comdica Ana Farias questionou, ainda, o papel de Hélio como representante de Casa no Comdica. “Por que ele não vai para as reuniões contestar, contribuir, e se fazer presente? É uma autoridade que questionamos se ela entende o seu papel”, retrucou.

Resultado do Recife:

NILMA PEREIRA

CARLINHOS DE SAN MARTIN

NANDO UBER

JOSÉ EUGÊNIO

TIAGO CARVALHO

 

 Olinda

Em Olinda, as eleições ainda não foram realizadas por causa de confusão com as cédulas, neste domingo (6), na cidade.

 

Veja também

Ministério da Saúde anuncia que vai incorporar vacina chinesa em calendário nacional
Coronavírus

Ministério da Saúde anuncia que vai incorporar vacina chinesa em calendário nacional

Militares promovem capacitação de agentes para desinfecção de locais públicos em Garanhuns
Coronavírus

Militares promovem capacitação de agentes para desinfecção de locais públicos em Garanhuns