Notícias

Doações para a reconstrução: Museu Nacional do Rio não é a Notre-Dame

Vendo as imagens do gigantesco incêndio que destruiu parte da catedral francesa na segunda-feira, muitos brasileiros lembraram do incêndio no Rio que chocou o país

Parte interna da catedral de Notre-dame, após o incêncioParte interna da catedral de Notre-dame, após o incêncio - Foto: Christophe PETIT TESSON / POOL / AFP

Ambos queimaram diante dos olhos de duas nações desoladas, mas comparado aos 850 milhões de euros em promessas de doações para reconstruir a catedral de Notre-Dame de Paris, o Museu Nacional do Rio de Janeiro ainda luta para ampliar o 1,1 milhão de reais reunidos em oito meses após o incêndio que o devastou.

Vendo as imagens do gigantesco incêndio que destruiu parte da catedral francesa na segunda-feira, muitos brasileiros lembraram do incêndio que chocou o país e a comunidade científica em setembro passado, embora o importante museu no Rio não seja conhecido mundialmente como Notre-Dame.

"Ficamos muito satisfeitos em ver a reação extremamente positiva da sociedade francesa. Isso nos dá a certeza de que a catedral vai ser reconstruída e nos dá a esperança de que, quem sabe, seguindo o exemplo da França, as empresas brasileiras passem também a fazer doações", disse Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional, à AFP.

A doação de 20 milhões de euros realizada pela milionária brasileira Lily Safra para a reconstrução da Notre-Dame despertou questionamentos sobre a falta de engajamento semelhante na ajuda ao Museu.

"As doações não precisam ser nesse mesmo volume, mas seria muito interessante, porque o museu está precisando", acrescentou Kellner.

Leia também:
França anuncia concurso internacional para reconstruir flecha da Notre-Dame
Macron quer reconstruir Notre-Dame 'em cinco anos' 

"Com 1 milhão de reais, resolveríamos um monte de problemas. Um milhão de reais, não de euros. Me ajudaria a respirar, porque neste momento estou respirando com a ajuda de aparelhos", comparou o diretor.

Segundo ele, a Associação de Amigos do Museu Nacional, encarregada de recolher as doações, obteve 142 mil reais de indivíduos e apenas 15 mil reais de empresas.

O museu também recebeu uma doação de 180 mil euros do governo alemão e 150 mil reais da representação local do British Council, agência britânica internacional encarregada pelos intercâmbios educacionais e relações culturais.

Para Kellner, as doações realizadas pelos brasileiras são muito fracas, bem abaixo das expectativas.

"No nosso país não há o costume do mecenato, o costume de doar. Também não existe uma facilidade fiscal como nos Estados Unidos e na França. O governo brasileiro deveria aprender com isso", sugere.

O Ministério da Educação desbloqueou 10 milhões de reais para trabalhos de urgência que permitiram preservar a estrutura do prédio, mas outros fundos públicos prometidos ainda não chegaram.

Kellner aguarda especialmente 55 milhões de reais de uma reserva parlamentar solicitada pelos deputados do Rio de Janeiro.

No começo de abril, os investigadores concluíram que o fogo começou no sistema de refrigeração e se propagou rapidamente pela falta de equipamentos de combate a esse tipo de acidente.

Desde o incêndio, dezenas de paleontólogos e arqueólogos trabalham na busca de vestígios e materiais entre os escombros.

Cerca de 2.000 peças, das 20 milhões que compõem o acervo do museu, foram encontradas, entre elas sua principal atração: Luzia, um fóssil humano de 12.000 anos.

Veja também

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga
BRASIL

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo
palestina

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo

Newsletter