Recife

Dois bares são autuados por irregularidades na Zona Sul

Estabelecimentos estavam em funcionamento após horário permitido por decreto estadual

Movimentação após horário permitido para funcionamento dos serviços de alimentação no RecifeMovimentação após horário permitido para funcionamento dos serviços de alimentação no Recife - Foto: Procon-PE/Reprodução

O Bar do Paulinho, localizado na Avenida Domingos Ferreira, e o Espetolândia Gourmet, ambos em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foram autuados, na noite dessa quinta-feira (30), por estarem em pleno funcionamento após o horário determinado pelo Governo do Estado para o encerramento das atividades dos serviços de alimentação. A autorização, de acordo com o plano setorial, é para que o atendimento presencial nos estabelecimentos desse tipo funcione somente das 6h às 20h, com tolerância de 30 minutos. 

No total, 22 locais foram visitados pelo Procon-PE na Zona Sul do Recife, com o apoio operacional do 19º Batalhão da Polícia Militar, após o registro de denúncias. Os dois estabelecimentos citados foram visitados às 22h e às 23h. Ambos encontravam-se abertos e com clientes. Os bares foram autuados e tiveram que encerrar os atendimentos. 

A fiscalização do Procon-PE tem verificado o cumprimento das exigências do protocolo setorial do Governo do Estado e outros pontos do Código de Defesa do Consumidor. Já foram fiscalizados cerca de 100 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, cafeterias e padarias que servem refeições desde a retomada das atividades no setor, no último dia 20 de julho. 

É importante ressaltar que os bares só têm autorização para funcionamento se obedecerem às normas do protocolo setorial dos serviços de alimentação, adotando a configuração de restaurante, o que inclui o distanciamento entre as mesas e o veto a números musicais ao vivo.

Nesses ambientes, os clientes só podem ficar sem máscaras enquanto estiverem sentados à mesa. Ao se levantarem, devem fazer uso do acessório. Também não está permitida a permanência de clientes em mesas em pé. Os consumidores que presenciarem irregularidades podem denunciar no 0800.282.1512.

Veja também

Brasil quer reativar organização para recuperar protagonismo internacional na Amazônia
brasil

Brasil quer reativar organização para recuperar protagonismo internacional na Amazônia

Brasil registra mais de um milhão de casos da Covid-19 em 25 dias
Coronavírus

Brasil registra mais de um milhão de casos da Covid-19 em 25 dias