GUERRA

Dois terços dos edifícios de Gaza foram destruídos ou danificados, segundo a ONU

A última avaliação, baseada em imagens de início de julho, determinou que 63% das estruturas do território palestino foram danificadas

Destruição em GazaDestruição em Gaza - Foto: AFP

Dois terços dos prédios da Faixa de Gaza foram destruídos ou danificados desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas em outubro de 2023 nesse território, informou a ONU nesta segunda-feira (30).

Atualizando sua avaliação dos danos, o Centro Satelital das Nações Unidas, ONUSAT, declarou que as imagens de resolução muito alta recolhidas entre os dias 3 e 6 de setembro mostraram uma clara deterioração da situação.

"Essa análise mostra que dois terços de todas as estruturas da Faixa de Gaza sofreram danos", indicou a ONUSAT, com sede em Genebra sob o auspício do Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR).

Essas "estruturas" englobam todos os tipos de construção.

"Esses 66% dos edifícios danificados na Faixa de Gaza representam um total de 163.778 estruturas", apontou.

A última avaliação, baseada em imagens de início de julho, determinou que 63% das estruturas do território palestino foram danificadas.

Segundo a atualização de segunda-feira, os danos incluem agora "52.564 'estruturas' destruídas, 18.193 gravemente danificadas, 35.591 'provavelmente' danificadas e 56.710 'moderadamente afetadas'".

A cidade de Gaza viu-se particularmente castigada, com 36.611 "estruturas" destruídas, acrescenta o comunicado.

O ataque sem precedentes do Hamas contra Israel em 7 de outubro deixou 1.205 mortos, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseado em números oficiais israelenses que incluem os reféns mortos em cativeiro.

A ofensiva militar de represália de Israel ceifou pelo menos 41.615 vidas em Gaza, a maioria civis, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde do território governado desde 2007 pelo Hamas. A ONU qualifica esses números como confiáveis.

Veja também

Primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano pousa em Beirute
REPATRIAÇÃO

Primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano pousa em Beirute

Trump retorna neste sábado ao local onde foi alvo de tentativa de assassinato
ELEIÇÕES AMERICANAS

Trump retorna neste sábado ao local onde foi alvo de tentativa de assassinato

Newsletter