Dom Fernando celebra 10 anos à frente da Arquidiocese

Missa solene foi realizada no domingo (18), no Santuário Nossa Senhora de Fátima

Missa solene comemorou os 10 anos do pastoreioMissa solene comemorou os 10 anos do pastoreio - Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife/Divulgação

Bispos, padres, fiéis e representantes de movimentos e pastorais da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) encheram o Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Soledade, na área central do Recife, para comemorar os 10 anos de pastoreio de dom Fernando Saburido.

A celebração foi realizada na manhã desse domingo (18). Nascido no distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, Saburido foi eleito bispo em 2000 e empossado arcebispo da AOR em 16 de agosto de 2009. A missa solene em ação de graças pela data foi presidida por dom Fernando, que assistiu a alguns vídeos que lembraram as circunstâncias de sua posse, em 2009, e algumas de suas realizações ao longo desses 10 anos.

Leia também:
Missa campal reúne milhares de fiéis em frente à Basílica do Carmo
Fiéis comemoram o dia de São Salvador do Mundo, padroeiro de Olinda

O coral do Movimento Pró-Criança apresentou duas músicas ao religioso, sob a regência do maestro Otávio Góes. Na homilia, o bispo emérito de Palmares, dom Genival França, destacou a amizade de décadas com dom Fernando e a trajetória na Igreja.

Em seu discurso de agradecimento, dom Fernando Saburido agradeceu o apoio da Arquidiocese. "Passada essa década, louvo a Deus pela feliz caminhada ao longo desses anos, graças à proteção do Senhor e às tantas pessoas que têm colaborado com o meu ministério. Naturalmente, problemas não faltaram, todos, porém, superados pela força da oração, da unidade e do diálogo confiante", disse.

Ao final da celebração, o bispo auxiliar da AOR, dom Limacêdo Antônio, homenageou o titular e ressaltou a sua figura pacificadora e humilde, afirmando que o arcebispo faz questão de estar no meio das pessoas e dos conflitos para evangelizar, pois é um pastor sensível, acolhedor e fiel à sua missão.

Veja também

Fachin determina que governo do Rio justifique operações policiais realizadas na pandemia
rio de janeiro

Fachin determina que governo do Rio justifique operações policiais realizadas na pandemia

Maria da Penha Virtual agiliza pedidos de medida protetiva no Rio
agressão

Maria da Penha Virtual agiliza pedidos de medida protetiva no Rio