Vacinas

Doria confirma liberação de insumos da China para produção da Coronavac no Butantan

O anúncio foi feito ao lado do diretor do Butantan, Dimas Tadeu Covas, que afirmou esperar ainda uma nova remessa de mais 3.000 litros para a próxima semana

Doses da CoronaVac, imunizante contra Covid-19Doses da CoronaVac, imunizante contra Covid-19 - Foto: Hélia Scheppa/SEI

O governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (8) a liberação de uma nova remessa de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) da vacina Coronavac, desenvolvida na farmacêutica chinesa Sinovac, na madrugada da última quarta para quinta-feira.

A remessa contendo a matéria-prima necessária para o envase e produção do imunizante no Brasil foi liberada na China. A expectativa é de sua chegada até o dia 20 de abril para o Instituto Butantan.

Na última quarta-feira (7), o instituto teve que parar a produção do imunizante por falta de insumo, mas afirmou que a entrega das doses já prontas não foi alterada.

"Ontem saíram notícias que o Butantan estaria com a produção paralisada de sua vacina, não é verdade; o Butantan está entregando a vacina dentro dos prazos previstos, e tivemos a boa notícia [nesta madrugada] da autorização do embarque de mais 3.000 litros de IFA para a produção da vacina do Butantan nas instalações do instituto em São Paulo", disse o governador.

Ainda, até o dia 19 de abril serão entregues 3,2 milhões de doses que já estão sendo produzidas no instituto com a matéria-prima existente.

O anúncio foi feito ao lado do diretor do Butantan, Dimas Tadeu Covas, que afirmou esperar ainda uma nova remessa de mais 3.000 litros para a próxima semana.

"Com isso, iremos cumprir nossos compromissos com o povo brasileiro de fornecimento das vacinas", afirmou Covas.

Os 3.000 litros de IFA serão suficientes para produzir 5 milhões de novas doses da Coronavac. Com a segunda remessa, com chegada prevista também até o dia 20 de abril, serão fornecidas no total 10 milhões de doses do imunizante.

Desde janeiro, já foram entregues 38,2 milhões de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde para o Programa Nacional de Imunização (PNI). Hoje, cerca de 8 em cada 10 doses aplicadas da vacina contra Covid-19 no país é da Coronavac.

Com a chegada da matéria-prima para a produção de mais 10 milhões de doses, o Butantan irá atingir o número de doses prometidas no primeiro acordo com a pasta da saúde, de 46 milhões de doses até o final de abril.

Até o momento, foram distribuídas 43.333.356 doses aos estados e municípios pelo PNI, segundo dados do Ministério da Saúde. Já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil 21.445.683 pessoas.

Veja também

Rússia diz ter provas de vínculos de autores de atentado com Ucrânia
INTERNACIONAL

Rússia diz ter provas de vínculos de autores de atentado com Ucrânia

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína no Rio
drogas

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína no Rio

Newsletter