Coronavírus

Dose de reforço para quem tomou vacina da Janssen segue sem previsão em Pernambuco

O Ministério da Saúde determinou que o reforço da Janssen seja feito com dose da mesma vacina

Doses da vacina contra Covid-19 da JanssenDoses da vacina contra Covid-19 da Janssen - Foto: Hugo Dourado/SES-PE

As pessoas que receberam a dose única da vacina contra a Covid-19 da Janssen seguem sem previsão para tomar a dose de reforço do imunizante. Aplicada em dose única, inicialmente, a recomendação atual do Ministério da Saúde é que o reforço da dose seja também feito com a vacina da Janssen

Para o Ministério da Saúde, a orientação tem embasamento científico e mostra um aumento significativo na imunidade com a aplicação da mesma dose da vacina. 

Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), o Estado aguarda a chegada de novas doses para dar início às doses de reforço para este público. "A dose de reforço nesse público não foi iniciada ainda, pois será feita com a própria Janssen", informou a SES-PE, por meio de nota. 

O último lote do imunizante da Janssen recebido em Pernambuco foi no mês de setembro, com 1.560 doses. No Estado, 173.073 pessoas foram vacinadas com o imunizante de dose única, de acordo com dados do vacinômetro.  

A reportagem procurou o Ministério da Saúde, que informou, por meio de nota, que 2,1 milhões de doses estão em análise pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e devem ser liberadas no início da próxima semana. 

“A pauta de distribuição, detalhando as quantidades a serem enviadas a cada localidade, será divulgada assim que essas unidades forem liberadas”, informa a pasta. 

No Recife, há pessoas que foram imunizadas com a dose única da Janssen e tiveram o cancelamento do agendamento da segunda dose em razão da orientação do Ministério da Saúde. Outras, porém, seguem com agendamento no site do Conecta Recife para dose de reforço. A reportagem procurou a Prefeitura do Recife que esclareceu que cerca de 2.900 munícipes do grupo de 60.532 pessoas que receberam a Janssen na cidade agendaram doses de reforço.

"Entretanto, seguindo orientação do Ministério da Saúde, este público deve aguardar a próxima dose. Sendo assim, este agendamento da dose de reforço será cancelado e o público poderá agendar a próxima dose tão logo o Ministério da Saúde envie novas remessas do imunizante da Janssen", informou a PCR.
 
Janssen
Até agora, o Brasil já recebeu 6,6 milhões de doses da Janssen, sendo 3 milhões doações do governo dos Estados Unidos. Outros três lotes entregues, de 3,6 milhões de doses, são do contrato do Ministério da Saúde com a farmacêutica.

No total, o governo federal encomendou 38 milhões de vacinas para 2021. 

Veja também

Brasil registra 37 mortes por covid-19 em 24 horas
Boletim

Brasil registra 37 mortes por covid-19 em 24 horas

Queiroga anuncia ex-número dois de Onyx como novo secretário-executivo do Ministério da Saúde
Governo Federal

Queiroga anuncia ex-número dois de Onyx como novo secretário-executivo do Ministério da Saúde