Opinião

Dra Lourdinha, uma mulher na vanguarda do cooperativismo brasileiro

Dra LourdinhaDra Lourdinha - Foto: Divulgação

Desde do início da história, observamos exemplos importantes e espontâneos, onde modelos pré-cooperativistas surgem de forma orgânica, como exemplifica Cenzi em sua descrição: "São diversos os exemplos de congregação de grupos e pessoas ao longo da história da humanidade no intuito de auxílio mútuo. Os nômades se reuniam para coletar e caçar. Povos asiáticos cultivavam lavouras, e os diversos povos indígenas ao redor do mundo se agrupavam para caçar, pescar e guerrear.” (CENZI, Neiri Luiz (2012). Cooperativismo: desde as origens ao projeto de lei da reforma ao sistema cooperativo brasileiro. Curitiba: [s.n.].

E, no âmbito mundial, o Brasil vem sendo terreno fértil para o desenvolvimento desse modelo. Em meados do século XX, o cooperativismo se organizou de forma profissional e cresceu em progressão aritmética em vários segmentos, principalmente na saúde. Para se ter uma ideia, o Brasil, hoje, lidera o cooperativismo de saúde no mundo. São ao menos 849 cooperativas com mais de 250 mil cooperados que atendem 24 milhões de pessoas.

A Unimed Recife, uma empresa 100% pernambucana, que completou 50 anos de existência, se destaca como a terceira maior cooperativa médica no Brasil. A Unimed Recife tem na liderança a médica dra. Maria de Lourdes C. de Araújo.

Dra. Lourdinha, como é conhecida, transformou o conceito de gestão em cooperativa médica local, e a cada ano traz modernidade e expansão às unidades próprias, nas áreas tecnológicas e no que há de mais moderno em saúde no mundo.

Em cenários desafiadores, como foi o da pandemia, e agora o da guerra, a Unimed Recife investiu e investe na ampliação de seu polo de atendimento hospitalar. Em 2021, inaugurou o moderno Complexo Hospitalar Unimed Recife, duas torres na Ilha do Leite, em Recife, com o que há de mais moderno na área médica. Um exemplo dessa tecnologia é o robô Davinci XI, que traz recursos mais avançados nos procedimentos cirúrgicos.

Mesmo o mundo vivendo uma das maiores crises do século XXI, o ritmo de crescimento da Unimed Recife é muito grande. Em 2022, a empresa já inaugurou seu centro de diagnóstico e continua ampliando a sua rede de laboratórios próprios, além dos constantes investimentos em tecnologia. Foram grandes investimentos em tempos difíceis, e que a administração soube trabalhar com muito talento.

A Unimed Recife que comemora 50 anos de existência, traz em seu DNA a evolução contínua de uma gestão participativa comandado pela inovadora médica dra. Maria de Lourdes C. De Araújo.
 

Diretor de Planejamento LCM Comunicação*


- Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião do jornal. Os textos para este espaço devem ser enviados para o e-mail [email protected] e passam por uma curadoria para possível publicação.

Veja também

Brasil e Angola lançam programa para formação de recursos humanos
COOPERAÇÃO

Brasil e Angola lançam programa para formação de recursos humanos

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios
REGULAÇÃO

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

Newsletter