Duas cidades pernambucanas já atingiram meta de vacinação de gripe

Abreu e Lima, na Região Metropolitana, e Salgadinho, no Agreste, já têm 91,76% e 91,29% de taxa, respectivamente. Mas há cidades que estão abaixo da média estadual, que chegou a 50% nesta segunda (06)

Recife já vacinou 58 mil crianças contra InfluenzaRecife já vacinou 58 mil crianças contra Influenza - Foto: Ikamahã/Sesau PCR

Duas cidades pernambucanas já conseguiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) para a cobertura vacinal contra Influenza: Abreu e Lima, na Região Metropolitana, e Salgadinho, no Agreste. Os municípios somavam, respectivamente, 91,76% e 91,29% de imunização das populações alvo da campanha 2019.

Por outro lado, a cidade de Solidão, no Sertão, tinha registrado apenas 5% de vacinação até esta segunda-feira (06). O ranking é da Secretaria Estadual de Saúde (SES). De forma global, Pernambuco acumulava 1.324.279 indivíduos imunizados contra as gripes. O que representa uma taxa de 50%.

Leia também:
Vacinação: mais de 40% dos pernambucanos protegidos contra a gripe


“Além de abrirmos as portas para a vacinação, nós fomos in loco, fomos nas casas dos usuários dos grupos de risco. Fizemos uma ação conjunta. E no sábado do Dia D (04) começamos a trabalhar de 8h e fomos até mais que às 17h com todas as unidades. Colocamos ainda vários pontos de apoio na feira, no comércio. Com isso, nossa meta foi alcançada”, disse a secretária de Saúde de Abreu e Lima, Sônia de Arruda. Mesmo com 91,76% dos grupos prioritários alcançados, a imunização contra Influenza segue na cidade cumprindo o calendário nacional que vai até o próximo dia 31.

Na outra ponta, a cidade de Solidão que aparece na lanterna do ranking de imunização estaria com problemas na inserção dos dados, segundo justificou a coordenadora do Programa de Imunização local, Jamile Melo. “Estávamos com problemas para acessar o site de notificações do Ministério da Saúde, mas até esta terça-feira os números devem ser atualizados. Na verdade, estamos com quase 50% da população coberta”, afirmou.

Além de Solidão, outras cidades que estão com a imunização abaixo da média estadual são Santa Filomena (20,19%), Machados (22,07%), São Benedito do Sul (22,47%) e Sairé (23,07%). Já os melhores resultados, depois de Abreu e Lima e Salgadinho, são de Canhotinho (79,92%), Correntes (77,68%) e Ingazeira (75,49%).

Em relação ao balanço por grupo prioritário, os funcionários do sistema prisional assumem a dianteira com 82,84% do pessoal vacinado; na sequencia vem as puérperas (mulheres até 45 dias do parto) com 72,63%. Crianças e gestantes melhoraram o índice depois do Dia D e estão com 64,54% e 61,73%, respectivamente. Os idosos acumulam apenas 45,71%. O grupo de Policiais e Forças Armadas é o com pior desempenho até o momento. Apenas 15,75% se vacinaram.

Imunização por grupo

Imunização por grupo - Crédito: Arte Lehi Henri


No Recife, 43,53% das pessoas já foram vacinadas. A Capital intensifica esta semana a imunização no expediente noturno, das 17h às 21h. Um novo calendário foi divulgado nesta segunda (06) e contemplará várias unidades de saúde de segunda a sexta-feira. Hoje, por exemplo, funcionam em 3º Turno a Policlínica Waldemar de Oliveira e Unidade de Saúde Prof. Sebastião Ivo Rabelo. O cronograma completo está no portal www.recife.pe.gov.br.

Calendário do 3º Turno no Recife

Calendário do 3º Turno no Recife - Crédito: Secretaria de Saúde do Recife/ Divulgação


CASOS

Até 26 de abril já foram notificados 894 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Destas 11 amostras de pacientes foram positiva, sendo uma para influenza A (H1N1), 1 Influenza A não subtipado e nove para Influenza B. Uma morte por Influenza A foi confirmada e outra segue em investigação.


Veja também

Governo de São Paulo prevê antecipar a vacinação de todos os adultos do estado em 30 dias
Covid-19

Governo de São Paulo prevê antecipar a vacinação de todos os adultos do estado em 30 dias

Honre os seus antepassados: agradeça
Holística

Honre os seus antepassados: agradeça