Dupla que cumpria prisão domiciliar por causa do novo coronavírus é presa por descumprir monitoramen

Segundo a Seres, os dois detentos Ademar de Oliveira Donato e José Vando Ferreira de Souza foram localizados próximo ao Centro do Recife e levados para a Penitenciária de Itaquitinga, na Zona da Mata

Centro de Ressocialização de ItaquitingaCentro de Ressocialização de Itaquitinga - Foto: Divulgação/Seres

Dois homens que haviam sido liberados de uma unidade prisional por determinação da justiça como forma de prevenção contra o novo coronavírus, foram novamente presos nessa sexta-feira (10) por descumprirem a prisão domiciliar.

Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), os dois detentos Ademar de Oliveira Donato e José Vando Ferreira de Souza, que não tiveram as idades divulgadas, foram localizados próximo ao Centro do Recife e levados pela Gerência de Operações e Segurança (GOS) para a Penitenciária de Itaquitinga, na Zona da Mata de Pernambuco.

Ambos estavam em benefício da prisão domiciliar determinada pelo Poder Judiciário como forma de prevenir a disseminação do coronavírus nas unidades prisionais, mas  violaram o perímetro de circulação permitido.

Leia também:
Justiça revoga liminar que permitia soltar presos com mais de 60 anos
Para reduzir risco de Covid-19, Parlamento de Portugal aprova libertar presos
Governo faz ofensiva contra soltura de presos devido ao coronavírus


A Seres não informou em qual presídio os presos estavam presos antes de receberam a prisão domiciliar e nem por quais crimes eles haviam sido detidos inicialmente.

Prisão domiciliar
Desde o começo da epidemia em Pernambuco foram liberados 768 detentos do regime fechado e semiaberto para regime domiciliar que contempla idosos (acima de 60 anos), com comorbidades, presos por falta de pagamento de pensão alimentícia e aqueles com previsão para migrar para o regime aberto até 31 de julho de 2020.

Ainda de acordo com a Seres, os presos estão sendo monitorados pela corporação e pela Polícia Militar de Pernambuco. A recomendação é que eles devem permanecer em casa, independente da monitoração eletrônica, sob pena de indeferimento do benefício e regressão para o regime fechado. Aqueles que não respeitares a decisão serão punidos com a regressão de pena.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Ministério Público denuncia homem preso por furto de bicicleta no Leblon
Crime

Ministério Público denuncia homem preso por furto de bicicleta no Leblon

Guedes defende fala sobre excesso de comida e lamenta 'ironia' da imprensa
Economia

Guedes defende fala sobre excesso de comida e lamenta 'ironia' da imprensa