Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

É preciso se preparar para a próxima pandemia como para a guerra, alerta Bill Gates

'O mundo precisa gastar bilhões para salvar bilhões (e evitar milhões de mortes)', afirmou o magnata

Bill Gates, filantropo e bilionárioBill Gates, filantropo e bilionário - Foto: Ludovic Marin/AFP

O filantropo e bilionário Bill Gates alertou que o mundo deve se preparar para a próxima pandemia como se fosse uma guerra, o que inclui o investimento de dezenas de bilhões de dólares a cada ano em medidas de prevenção, em uma carta publicada, nesta quarta-feira (27).

"Não podemos nos permitir ser pegos de surpresa novamente", escreveram o cofundador da Microsoft e sua esposa, Melinda, em uma carta anual.

"A ameaça da próxima pandemia sempre estará pairando sobre nossas cabeças, a menos que o mundo tome medidas para prevenir-se."

Para evitar uma destruição futura das mesmas proporções da causada pela Covid-19, "a preparação para uma pandemia deve ser levada tão a sério quanto levamos a ameaça de guerra", disse Gates.

“Parar a próxima pandemia exigirá gastos de dezenas de bilhões de dólares por ano, um grande investimento, mas lembre-se que a pandemia da covid-19 deve custar ao mundo 28 trilhões de dólares”, acrescentou.

"O mundo precisa gastar bilhões para salvar bilhões (e evitar milhões de mortes)."

O americano, considerado a terceira pessoa mais rica do mundo de acordo com a Forbes, pediu aos países ricos que forneçam a maior parte do investimento, lembrando que seus governos serão os mais beneficiados pelas medidas.

Os investimentos em diagnósticos futuros e tecnologias de vacinação devem ser complementados por "um sistema de alerta global, que não temos hoje em grande escala", permitindo que as epidemias sejam detectadas e respondidas rapidamente, afirma a carta.

Gates já havia soado o alarme sobre o risco de epidemias globais em uma conferência TED em 2015.

Agora, o bilionário defende a criação de uma equipe de cerca de 3.000 profissionais devidamente formados, uma espécie de “bombeiros” pandêmicos, disponíveis e em permanente alerta.

A Fundação Bill & Melinda Gates já investiu 1,75 bilhão de dólares para combater a nova pandemia de coronavírus, bem como para promover e financiar projetos de vacinação em países em desenvolvimento.

Veja também

Laboratório alega falha humana em resultados errados de testes de HIV
HIV

Laboratório alega falha humana em resultados errados de testes de HIV

Mel de açaí tem propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e cardioprotetoras, diz Embrapa
Saúde

Mel de açaí tem propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e cardioprotetoras, diz Embrapa

Newsletter