espaço

Eclipse total deixará a lua vermelha na noite deste domingo (15); fenômeno durará cerca de 5h

Fenômeno poderá ser observado na América do Sul e Central e na parte oriental da América do Norte

Eclipse lunar total visto do Observatório da Sé, em OlindaEclipse lunar total visto do Observatório da Sé, em Olinda - Foto: Observatório da Sé/Divulgação

Uma parte do planeta poderá assistir a um eclipse lunar total de domingo (15) para segunda-feira (16), um fenômeno raro, durante o qual o brilho do satélite diminui e progressivamente ganha uma cor acobreada. 

A ocultação da Lua pela sombra da Terra poderá ser observada na América do Sul e Central e na parte oriental da América do Norte

Também será percebida em regiões da Europa e África

O eclipse lunar total geralmente ocorre duas vezes por ano, quando o Sol, a Terra e a Lua estão perfeitamente alinhados e a Lua está cheia. À medida que mergulha na sombra da Terra, a Lua perde sua brancura. 

Mas ainda é visível porque os raios do sol, desviados pela Terra, continuam a alcançá-la através da "refração atmosférica", explica à AFP Florent Deleflie, do Observatório Paris-PSL

“Durante um eclipse, apenas a Terra pode iluminar a Lua através desse reenvio dos raios vermelhos”, acrescenta o astrônomo. O fenômeno pode ser visto a olho nu e com céu claro é extremamente fotogênico.

O eclipse durará cerca de cinco horas e em sua fase total – quando o astro será totalmente coberto pela sombra da Terra –, pouco mais de uma hora.

O próximo eclipse lunar total ocorrerá em novembro, em pleno Oceano Pacífico. 

Florent Deleflie lembra que os eclipses lunares permitiram demonstrar "desde a Antiguidade" que a Terra é redonda.

"Sobre o disco lunar, o limite entre a região da sombra e a parte iluminada pelo Sol é ligeiramente curva: é a projeção da curvatura da Terra", explica.

Veja também

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros
Aena

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: "Ficou rico, é?"
BBB

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: "Ficou rico, é?"

Newsletter