URBANISMO

Edifício Holiday, na Zona Sul do Recife, é avaliado em mais de R$ 34 milhões para leilão

Prédio, que é um dos marcos arquitetônicos do Estado, foi condenado em 2019 por risco de desabamento e de explosão da rede elétrica

Edifício Holiday, Zona Sul do RecifeEdifício Holiday, Zona Sul do Recife - Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

O Edifício Holiday, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, foi avaliado em R$ 34.924.000. O valor será o lance inicial do prédio que vai a leilão nos dias 22 e 23 de maio, sob tutela do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

O valor foi determinado em vistoria realizada no último dia 13 de abril. A inspeção foi comandada pelo perito e engenheiro civil Gustavo Farias, designado pela Justiça. Foram levadas em consideração a estrutura atual do edifício e o alto preço de mercado do local em que a estrutura está, em uma área nobre da cidade.

Construído em 1956, o prédio é um dos maiores marcos arquitetônicos não só do Recife, como também de Pernambuco, e segue como um símbolo urbanístico do Estado. Ainda assim, com o passar dos anos, o que se pôde ver foi uma degradação cada vez maior na estrutura. Isso tudo culminou na condenação, em 2019, por risco de desabamento e ligações elétricas clandestinas que resultaram em um alto risco de explosão. No mesmo ano, cerca de três mil moradores foram desocupados. O edifício possui um total de 17 andares e 476 apartamentos.

Empresas têm interesse na compra
Segundo o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, há três ou quatro empresas interessadas na compra do edifício. Sem revelar nomes, ele explicou há compradores que têm intenções de fazer o retrofit, que é uma a recuperação da estrutura, assim como outros que podem demolir o prédio. 

“Na demolição, o custo é maior e vai envolver uma operação muito grande naquela área toda. Aquilo vai ser uma operação de guerra para derrubar. Não sei nem se uma implosão será possível. Se for derrubar, talvez tenha que ser aos pouquinhos. Espero que possa haver o retrofit. O fato principal é que o deadline chegou. O final chegou, assim esperamos, com o encaminhamento. Aquilo vai ser uma redenção em Boa Viagem (quando for recuperado). Aquilo funcionando vai virar uma atração naquela área de Boa Viagem”, disse o presidente do TJPE à Folha.

Veja também

Dieta cetogênica: a longo prazo, regime acumula células envelhecidas em tecidos normais, diz estudo
saúde

Dieta cetogênica: a longo prazo, regime acumula células envelhecidas em tecidos normais, diz estudo

Caminhada do povo Xukuru, em Pesqueira, marca 26 anos do assassinato do Cacique Xicão
Povos originários

Caminhada do povo Xukuru, em Pesqueira, marca 26 anos do assassinato do Cacique Xicão

Newsletter