Eduarda Haeckel fala sobre o processo de criação do livro que será lançado no dia 30 de maio

“'Sucesso: o que elas PEnsam' reúne a experiência de mulheres incríveis", destaca a coautora da publicação

Eduarda Haeckel: "Nossas entrevistadas mergulharam de cabeça conosco nesse sonho"Eduarda Haeckel: "Nossas entrevistadas mergulharam de cabeça conosco nesse sonho" - Foto: Divulgação

Estamos muito felizes com o lançamento do livroSucesso: o que elas PEnsam” e nossas expectativas são as melhores possíveis. Depois de meses de trabalho , concluímos este projeto reunindo um time de mulheres inspiradoras, cuja trajetória se entrelaça com a própria construção sócio, econômica e cultural do estado de Pernambuco.

O lançamento ocorrerá no Teatro RioMar no dia 30 de maio!! Será uma grande noite, com a presença especial de Chieko Aoki, CEO do blue Three Hotels e também de Alcione Albanesi, do Amigos do bem, ambas vem especialmente para o lançamento do livro. Além da participação das nossas entrevistadas, claro!!! Este projeto só foi possível porque elas mergulharam junto conosco.

Nossa maior expectativa é justamente conseguir utilizar o conteúdo desta obra de forma mais ampla, atingindo o maior número de pessoas possíveis, disseminando informação e compartilhando conhecimento.

Como foi o processo de desenvolvimento de um conteúdo tão específico, mas que ao mesmo tempo, envolve tantas mulheres importantes?

Foi uma honra! Um processo extremamente enriquecedor. Ouvimos mulheres incríveis, com uma trajetória fantástica, abrindo seu coração para falar do real conceito de sucesso através das suas fontes de inspiração, valores e referências.

É importante salientar o quanto somos agradecidas à nossas entrevistadas, que mergulharam de cabeça conosco nesse sonho, dedicando seu bem mais precioso - o tempo - no desenvolvimento desta obra.

São 07 perguntas fixas repetidas para cada entrevistada que mostram não só as diferenças entre elas, mas a pluralidade de pensamentos de acordo a experiência de cada uma delas. A cada entrevista, abria-se um novo mundo, e com ele, muito aprendizado.

Algum novo projeto para 2018 e 2019?

Muitos! Sempre partindo do princípio básico que move todos os nossos projetos: “conhecimento só tem valor, quando compartilhado”. Essa é a nossa missão e norteia todos os nossos passos. Temos planos de expandir esse debate sobre sucesso para áreas específicas, seja através de livros ou a partir do nossa plataforma que está em desenvolvimento.

Será um portal multimídia, onde além de utilizar o vasto conteúdo dos 03 livros da franquia “sucesso”, iremos criar temáticas, matérias e assuntos voltados para o empreendedorismo, sempre buscando disseminar conhecimento, inspirar através do exemplo e fazer uma ponte entre quem tem o que ensinar e quem quer aprender.
Então adiantamos que vem muitas novidades por aí.

De onde veio a inspiração para desenvolver o livro?

Esse projeto começou há 14 anos com Felipe Haeckel que idealizou o livro “Sucesso: o que eles PEnsam” com a participação de parte expressiva do capital humano de Pernambuco. Nomes como Ariano Suassuna, Francisco Brennand, João Carlos Paes Mendonça, Arlete sales, Conceição Moura, entre outros, respondem à perguntas sobre sucesso, compartilhando suas experiências de forma inédita.

Em 2016, o livro foi reeditado focando apenas em líderes, surgindo assim a segunda edição chamada “ Sucesso: o que os líderes PEnsam”. Ambas as edições foram esgotadas, um verdadeiro sucesso!

Ao perceber a desproporção, entre entrevistados homens e mulheres nos dois livros, Felipe junta-se a nós e surge a ideia de escrever uma nova versão do livro, intitulada "Sucesso: o que Elas Pensam", desta vez exclusiva com mulheres das mais variadas áreas de atuação, não apenas para celebrar suas trajetórias, mas também retratar o protagonismo da mulher Pernambucana em todos os segmentos. Uma justa homanagem para entender o que ELAS PEnsam.

Quais as diferenças que vocês puderam observar entre as edições anteriores do livro e da edição “Sucesso: o que elas PEnsam” ?

Como citamos acima, as edições anteriores eram compostas predominantemente por homens. Na edição voltada para mulheres, fomos contempladas com toda generosidade feminina que nos agraciou não apenas com experiências de sucesso, mas também com uma trajetória de vida composta com muita resiliência, dedicação, trabalho duro e abdicação. Elas falam abertamente sobre as dificuldades enfrentadas no decorrer da sua caminhada. As mulheres não tem medo de falar de fracasso, muito pelo contrário, encaram isso com naturalidade, como uma parte importante de sua história que não deve ser ignorada.

Essa é uma grande diferença entre esta edição e as anteriores, resultando em um conteúdo muito diversificado que transita entre sucesso e todas as suas vertentes.

Falem um pouco sobre a capa do livro, algum elemento especial?

Diz o ditado que não se deve julgar o livro pela capa, mas no caso do “Sucesso: o que Elas Pensam”, deve-se sim. Nossa capa reflete os valores e a missão que nos levou a produzi-lo. Nela utilizamos elementos sutis, com uma delicadeza bem feminina, para celebrar nossas colaboradoras e o estado de Pernambuco.

Um dos principais cartões-postais do Recife, o desenho do Marco Zero, do artista plástico Cícero Dias, representa para nós a principal força da mulher: dar à luz. O ventre feminino é o início de tudo, é o marco zero da humanidade. Já o sol, que faz uma referência à bandeira de Pernambuco, simboliza a força e a energia que as mulheres nascidas ou adotadas por esta terra têm dentro de si.

Leia também:
Camila Haeckel destaca gratidão e resiliência como traços das mulheres
Livro “Sucesso: o que elas Pensam” ganha data de lançamento

A rosa dos ventos, desenho que serve de instrumento para a navegação geográfica, foi escolhida para representar as diversas direções que a vida pode tomar e a ideia de que o sucesso pode ser encontrado em diferentes caminhos. Ao seu lado está a estrela. Para aqueles que viajam, a luz das estrelas é um guia. Na arte, simboliza a capacidade da mulher de iluminar a vida daqueles que a cercam.

Por fim, temos a ponte. Símbolo máximo do Recife e também deste livro, idealizado para ser um elo entre as mulheres que têm algo a ensinar e aquelas que querem aprender através do exemplo.

Vivenciada a experiência no processo de produção, o que vocês puderam levar para vida, como aprendizado, mediante a tudo que se foi estudado, lido e ouvido?


Ficaram grandes lições que carregaremos para sempre. É impossível sair a mesma pessoa depois de um processo de troca tão intenso como no desenvolvimento deste projeto. São grandes mulheres que tem muito a compartilhar.

Nesse processo, tivemos a oportunidade de pensar e repensar sobre o real
conceito da palavra “sucesso” com depoimentos surpreendentes e nos aproximarmos de conceitos como sororidade, trabalho em equipe e gratidão. As mulheres sempre exaltam as pessoas ao seu redor, sempre trazendo consigo. Pudemos observar claramente que para elas, não se chega a lugar nenhum sozinhas.

Contem um pouco sobre a produção do livro. Algum momento marcante, alguma entrevista ou conversa, que impactou ambas.

Foi uma experiência transformadora! O mais marcante foi ver a entrega de cada uma das entrevistadas, abrindo seu coração, revisitando sua história de vida, relembrando lições aprendidas ao longo da trajetória de cada uma delas. Compartilhando não apenas as vitórias, mas também os percalços, não apenas experiências profissionais, mas também pessoais e familiares. Foram entrevistas muito impactantes e emocionantes. O resultado foi a construção de uma obra que temos muito orgulho e que vocês poderão conferir no dia 30 de Maio no teatro do RioMar.

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Espanha libera uso de máscara ao ar livre a partir de 26 de junho
Pandemia

Espanha libera uso de máscara ao ar livre a partir de 26 de junho

"Escutem o partido": cidades chinesas fortalecem propaganda antes do aniversário do partido
China

"Escutem o partido": cidades chinesas fortalecem propaganda antes do aniversário do partido