Educação 3.0 faz a diferença em tempos de isolamento social

A pasta conta com o apoio dos profissionais formados pela Aliança NEO Brasil nas ações desenvolvidas para toda a rede. Entre elas, transmissões de aulas ao vivo

ComputadorComputador - Foto: Educa Mais Brasil

Visando dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem para estudantes do ensino médio da rede pública estadual, durante o período de isolamento social provocado pela Covid-19, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco vem realizando, desde abril, um conjunto de iniciativas online no formato de educação remoto. A pasta conta ainda com o apoio dos profissionais formados pela Aliança NEO Brasil nas ações desenvolvidas para toda a rede. Entre elas, transmissões de aulas ao vivo pelas emissoras públicas do estado o no Youtube. 

Os educadores capacitados pela Aliança NEO Brasil na metodologia da Educação 3.0 estão fazendo a diferença no atual cenário, conforme avalia  o Gerente  Geral de Educação Profissional da Secretaria de Educação Integral e Profissional, George Bento. “Os educadores que participaram da Educaçao 3.0 já estão mais apropriadas das várias metodologias e estratégias que estamos utilizando, o que permite que deem resposta mais rápida, seja no desenvolvimento das aulas transmitidas ao vivo, quanto na formação de outros professores na metodologia Educação 3.0, através de webinar e reuniões virtuais", afirmou.

Leia também:
'Crianças terão prejuízos no ensino e precisamos de plano de recuperação', diz educadora
Desafios do ensino a distância para crianças durante a pandemia
Professores da rede integral de ensino receberão formação em habilidades socioemocionais

Na Escola Técnica Estadual Ministro Fernando Lyra, em Caruaru, no Agreste pernambucano, a formação trouxe novas perspectivas. "Com a aplicação das metodologias aprendidas no contexto de sala de aula é notório a receptividade dos alunos, tanto a metodologia quanto a atratividade aos conteúdos", afirma a professora da ETE Julianna Gomes. O contexto atual também conseguiu aproveitar a utilização desses recursos. "Neste momento de isolamento, é preciso cada vez mais explorar nos alunos a autonomia no aprendizado e a  utilização das  suas habilidades. O conhecimento prévio de diferentes ferramentas online tem ajudado bastante nas metodologias agora utilizadas", define a docente. 

Formação e disseminação da metodologia 
Entre abril de 2018 a abril de 2019, a Aliança NEO Brasil formou 363 professores e gestores da Secretaria de Educação e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco na  metodologia Educação 3.0, concebida e executada pela Cesar School. A estratégia incluiu também os cuidados com a linguagem e as questões de gênero, conduzida pela equipe da Secretaria da Mulher.

Avaliação

Em março 2020, os participantes responderam a uma pesquisa online para avaliar a metodologia, resultando em expressivos indicadores de sucesso: 95% dos participantes continuam utilizando a metodologia em sala de aula e/ou em suas instituições após 12 meses de conclusão da capacitação, 99% pretendem continuar aplicando no futuro e 94% avaliaram a capacitação como muito relevante ou relevante (70% e 24% respectivamente).

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Conheça seus direitos no momento da vacinação
Vacinação

Conheça seus direitos no momento da vacinação

Meghan pensou em suicídio e sugere racismo na família real britânica
Meghan Markle

Meghan pensou em suicídio e sugere racismo na família real britânica