Educação 3.0 faz a diferença em tempos de isolamento social

A pasta conta com o apoio dos profissionais formados pela Aliança NEO Brasil nas ações desenvolvidas para toda a rede. Entre elas, transmissões de aulas ao vivo

ComputadorComputador - Foto: Educa Mais Brasil

Visando dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem para estudantes do ensino médio da rede pública estadual, durante o período de isolamento social provocado pela Covid-19, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco vem realizando, desde abril, um conjunto de iniciativas online no formato de educação remoto. A pasta conta ainda com o apoio dos profissionais formados pela Aliança NEO Brasil nas ações desenvolvidas para toda a rede. Entre elas, transmissões de aulas ao vivo pelas emissoras públicas do estado o no Youtube. 

Os educadores capacitados pela Aliança NEO Brasil na metodologia da Educação 3.0 estão fazendo a diferença no atual cenário, conforme avalia  o Gerente  Geral de Educação Profissional da Secretaria de Educação Integral e Profissional, George Bento. “Os educadores que participaram da Educaçao 3.0 já estão mais apropriadas das várias metodologias e estratégias que estamos utilizando, o que permite que deem resposta mais rápida, seja no desenvolvimento das aulas transmitidas ao vivo, quanto na formação de outros professores na metodologia Educação 3.0, através de webinar e reuniões virtuais", afirmou.

Leia também:
'Crianças terão prejuízos no ensino e precisamos de plano de recuperação', diz educadora
Desafios do ensino a distância para crianças durante a pandemia
Professores da rede integral de ensino receberão formação em habilidades socioemocionais

Na Escola Técnica Estadual Ministro Fernando Lyra, em Caruaru, no Agreste pernambucano, a formação trouxe novas perspectivas. "Com a aplicação das metodologias aprendidas no contexto de sala de aula é notório a receptividade dos alunos, tanto a metodologia quanto a atratividade aos conteúdos", afirma a professora da ETE Julianna Gomes. O contexto atual também conseguiu aproveitar a utilização desses recursos. "Neste momento de isolamento, é preciso cada vez mais explorar nos alunos a autonomia no aprendizado e a  utilização das  suas habilidades. O conhecimento prévio de diferentes ferramentas online tem ajudado bastante nas metodologias agora utilizadas", define a docente. 

Formação e disseminação da metodologia 
Entre abril de 2018 a abril de 2019, a Aliança NEO Brasil formou 363 professores e gestores da Secretaria de Educação e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco na  metodologia Educação 3.0, concebida e executada pela Cesar School. A estratégia incluiu também os cuidados com a linguagem e as questões de gênero, conduzida pela equipe da Secretaria da Mulher.

Avaliação

Em março 2020, os participantes responderam a uma pesquisa online para avaliar a metodologia, resultando em expressivos indicadores de sucesso: 95% dos participantes continuam utilizando a metodologia em sala de aula e/ou em suas instituições após 12 meses de conclusão da capacitação, 99% pretendem continuar aplicando no futuro e 94% avaliaram a capacitação como muito relevante ou relevante (70% e 24% respectivamente).

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Classes mais altas têm maior potencial de contaminação em repique de casos, diz infectologista
Coronavírus

Classes mais altas têm maior potencial de contaminação em repique de casos, diz infectologista

Protestos contra violência policial deixam 56 mortos e fecham escolas na Nigéria
internacional

Protestos contra violência policial deixam 56 mortos e fecham escolas na Nigéria