Notícias

Educação de trânsito nos bares dentro da programação do Maio Amarelo

'Amigos da vez' receberão uma medalha, além de uma foto para guardar de recordação

Maio Amarelo conscientiza sobre educação no trânsitoMaio Amarelo conscientiza sobre educação no trânsito - Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

Dentro das ações da 6ª edição do Movimento Maio Amarelo, tendo como objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e vítimas no trânsito, ocasionados pela mistura fatal de álcool e direção, o não uso do cinto de segurança e o uso do celular ao conduzir o veículo, técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE, estarão alertando e promovendo discussão sobre os cuidados no trânsito, conscientizando o motorista a ser mais responsável e que dirija com segurança.

Na ação, que vai começar pela Venda do Seu Antônio, no bairro do Poço da Panela, nesta sexta-feira (3), a partir das 19h, serão entregues peças educativas contendo dicas de boas práticas no trânsito.

Leia também:
Campanha Maio Amarelo visa diminuir acidentes no trânsito
Trupe da CTTU vai às ruas e dá início ao Maio Amarelo no Recife

Os bares Real Botequim (Casa Forte, Recanto Paraibano (Casa Forte), Faaca (Parnamirim) e Guaiamum Gigante (Parnamirim) também farão parte da ação. Na ocasião, os 'amigos da vez' receberão uma medalha, além de uma foto para guardar de recordação.

O foco dessa ação é expandir as frentes de atuações para atingir adolescentes, jovens e adultos, com o intuito exclusivo de reduzir consideravelmente o número de acidentes no Estado. Muitos condutores já assimilaram a importância de se precaver, mas, infelizmente, uma parcela ainda insiste em descumprir a Lei e o fazem de forma deliberada, cientes que colocam em risco não apenas a própria vida, mas também a vida de outras pessoas. Por isso, o Detran-PE usa as atividades educativas para trabalhar desde a base, com as crianças, até o público mais adulto.

Conscientização às vagas prioritárias
O uso de vagas prioritárias em estacionamentos para pessoas com deficiência ou idosos é um direito definido no Código de Trânsito Brasileiro - CTB. Com o objetivo de conscientizar sobre o uso correto das vagas prioritárias, técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE, realizam ação sensibilizando os motoristas que frequentam o centro de compras.

De sexta (3) até domingo (5), das 12h às 14h, os Shopping Plaza, localizado R. Dr. João Santos Filho, 255 – Parnamirim, e RioMar, localizado na Av. República do Líbano, 251 – Pina, receberam a ação, que faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo 2019, que este ano tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”.

No local, será aplicada “Multa Moral”, que funciona como uma alerta aos erros cometidos pelas pessoas que usam de forma indevida as vagas especiais, mostrando o erro moral. O objetivo é mostrar a sociedade que as vagas prioritárias é um direito garantido aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência e que cabe aos cidadãos respeitar o próximo, e a educação é o melhor caminho.

A ação é desenvolvida em parceria com a Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, Rotary Club, Valle Seguros, Universidade Maurício de Nassau – Uninassau, UEB-PE e Ong’s IGR e Novo Jeito.

Serviço
Ação de conscientização as vagas prioritárias
Local: Shopping Plaza, localizado na R. Dr. João Santos Filho, 255 – Parnamirim
Data: 03/05/2019 à 05/05/2019
Horário: 12h às 14h

Local: Shopping RioMar, localizado na Av. República do Líbano, 251 – Pina
Data: 04/05/2019 e 05/05/2019
Horário: 12h às 14h

Veja também

Hipopótamo saiu do México como macho e no Japão descobriu-se que era fêmea
NATUREZA

Hipopótamo saiu do México como macho e no Japão descobriu-se que era fêmea

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal
EUA

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal

Newsletter