padroeira do recife

Em meio à pandemia, imagem de santa dá boas-vindas ao fiéis na entrada da Basílica do Carmo

Arcebispo de Olinda e Recife celebrou a Santa Missa Solene de Encerramento, na manhã desta quinta-feira

Fiéis à entrada da Basílica do CarmoFiéis à entrada da Basílica do Carmo - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

No dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, celebrado nesta quinta-feira (16), a imagem da santa deu as boas-vindas aos fiéis que foram até a Basílica do Carmo, no Centro da capital pernambucana, para acompanhar as celebrações religiosas. Em meio à pandemia da Covid-19 e seguindo as orientações das autoridades de saúde, o público de todas as missas que se realizam ao longo do dia reduzido em 30% e a imagem da santa foi colocada à entrada da igreja - assim, algumas pessoas acompanharam a celebração do lado de fora. As missas também pode ser acompanhadas pela Internet [confira os links no fim do texto].

Este ano, a Festa do Carmo tem o tema "Senhora do Carmo, saúde dos enfermos" e o lema "Oh! Mãe, cuida deste povo que é teu!". A primeira missa foi às 5h. Na sequência, outra missa foi realizada, às 7h, e, às 9h, foi a vez da Santa Missa Solene de Encerramento, presidida  pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Ao longo do dia, outras duas celebrações, às 12h e às 15h, encerram a programação da Festa do Carmo 2020.

Pela primeira vez não haverá a tradicional procissão com a imagem da padroeira. Por conta disso, a imagem da Nossa Senhora ficará exposta durante todo o dia para receber a visita ordenada dos fiéis. O arcebispo dom Fernando Saburido destacou que este é um momento de renovação da fé. "É nas adversidades que vamos fortalecendo a nossa crença. Apesar das restrições que o cumprimento das medidas nos impõe, acredito que estamos realizando uma festa que cumpre o seu propósito, o de levar esperança para o seu povo, sobretudo nesse momento tão difícil", disse.

O governador Paulo Câmara esteve na missa e destacou a importância desse momento de fé para o povo pernambucano. “Com muita fé e em um momento diferente, estamos comemorando o dia de Nossa Senhora do Carmo. A gente sabe que as circunstancias exigem fé, trabalho, determinação e acreditar que é possível vencermos, superarmos e termos condições de voltar à normalidade no futuro. Temos que agradecer e ao mesmo tempo pedir a Nossa Senhora do Carmo que continue a olhar por Pernambuco para superarmos juntos essa pandemia”, declarou Paulo Câmara.

Também presente à missa, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, disse que a realização da festa com a presença de fiéis, ainda que de forma branda, só foi possível graças ao bom cumprimento do isolamento realizado pelos recifenses. "É muito bom poder realizar uma festa tão importante com a presença de fiéis. Se fosse há dois meses, ela teria que ocorrer apenas de forma virtual. Mesmo com todas as restrições e cuidados e com uma quantidade de pessoas reduzida, poder estar aqui só mostra que estamos avançando nessa batalha", afirmou.

A Missa Solene de Encerramento ainda contou com a presença do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Também estava o deputado federal Daniel Coelho, pré-candidato a prefeito do Recife.

Serviço:

Programação do feriado
Missas às 5h, 7h, 12h e 15h
Santa Missa Solene de Encerramento, às 9h

As cerimônias serão transmitidas pelo:
YouTube:  www.youtube.com/user/freivicenteoc
Facebook:  www.facebook.com/tvcarmelo
Instagram: www.instagram.com/basilicadocarmorecife e www.instagram.com/tvcarmelo

 


 

Veja também

Lula: Paralisia do Conselho de Segurança da ONU frente a guerras em Ucrânia e Gaza é alarmante
CONFLITOS

Lula: Paralisia do Conselho de Segurança da ONU frente a guerras em Ucrânia e Gaza é alarmante

Após declarações de Milei, relembre o passado guerrilheiro de Gustavo Petro, presidente da Colômbia
Conflito

Após declarações de Milei, relembre o passado guerrilheiro de Gustavo Petro, presidente da Colômbia

Newsletter