padroeira do recife

Em meio à pandemia, imagem de santa dá boas-vindas ao fiéis na entrada da Basílica do Carmo

Arcebispo de Olinda e Recife celebrou a Santa Missa Solene de Encerramento, na manhã desta quinta-feira

Fiéis à entrada da Basílica do CarmoFiéis à entrada da Basílica do Carmo - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

No dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, celebrado nesta quinta-feira (16), a imagem da santa deu as boas-vindas aos fiéis que foram até a Basílica do Carmo, no Centro da capital pernambucana, para acompanhar as celebrações religiosas. Em meio à pandemia da Covid-19 e seguindo as orientações das autoridades de saúde, o público de todas as missas que se realizam ao longo do dia reduzido em 30% e a imagem da santa foi colocada à entrada da igreja - assim, algumas pessoas acompanharam a celebração do lado de fora. As missas também pode ser acompanhadas pela Internet [confira os links no fim do texto].

Este ano, a Festa do Carmo tem o tema "Senhora do Carmo, saúde dos enfermos" e o lema "Oh! Mãe, cuida deste povo que é teu!". A primeira missa foi às 5h. Na sequência, outra missa foi realizada, às 7h, e, às 9h, foi a vez da Santa Missa Solene de Encerramento, presidida  pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Ao longo do dia, outras duas celebrações, às 12h e às 15h, encerram a programação da Festa do Carmo 2020.

Pela primeira vez não haverá a tradicional procissão com a imagem da padroeira. Por conta disso, a imagem da Nossa Senhora ficará exposta durante todo o dia para receber a visita ordenada dos fiéis. O arcebispo dom Fernando Saburido destacou que este é um momento de renovação da fé. "É nas adversidades que vamos fortalecendo a nossa crença. Apesar das restrições que o cumprimento das medidas nos impõe, acredito que estamos realizando uma festa que cumpre o seu propósito, o de levar esperança para o seu povo, sobretudo nesse momento tão difícil", disse.

O governador Paulo Câmara esteve na missa e destacou a importância desse momento de fé para o povo pernambucano. “Com muita fé e em um momento diferente, estamos comemorando o dia de Nossa Senhora do Carmo. A gente sabe que as circunstancias exigem fé, trabalho, determinação e acreditar que é possível vencermos, superarmos e termos condições de voltar à normalidade no futuro. Temos que agradecer e ao mesmo tempo pedir a Nossa Senhora do Carmo que continue a olhar por Pernambuco para superarmos juntos essa pandemia”, declarou Paulo Câmara.

Também presente à missa, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, disse que a realização da festa com a presença de fiéis, ainda que de forma branda, só foi possível graças ao bom cumprimento do isolamento realizado pelos recifenses. "É muito bom poder realizar uma festa tão importante com a presença de fiéis. Se fosse há dois meses, ela teria que ocorrer apenas de forma virtual. Mesmo com todas as restrições e cuidados e com uma quantidade de pessoas reduzida, poder estar aqui só mostra que estamos avançando nessa batalha", afirmou.

A Missa Solene de Encerramento ainda contou com a presença do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Também estava o deputado federal Daniel Coelho, pré-candidato a prefeito do Recife.

Serviço:

Programação do feriado
Missas às 5h, 7h, 12h e 15h
Santa Missa Solene de Encerramento, às 9h

As cerimônias serão transmitidas pelo:
YouTube:  www.youtube.com/user/freivicenteoc
Facebook:  www.facebook.com/tvcarmelo
Instagram: www.instagram.com/basilicadocarmorecife e www.instagram.com/tvcarmelo

 


 

Veja também

Contágio acelerado completa 15 semanas no Brasil, indicam cálculos
Coronavírus

Contágio acelerado completa 15 semanas no Brasil

Vacina da Oxford preveniu pneumonia em macacos
Coronavírus

Vacina da Oxford preveniu pneumonia em macacos