Notícias

Eleição presidencial não vai tirar o Brasil da crise

O caminho menos ruim para se traçar o futuro de uma nação é o parlamentarismo

Inaldo SampaioInaldo Sampaio - Foto: Arthur Mota

Pesquisa do Datafolha divulgada ontem não traz maiores novidades na corrida presidencial, em relação à pesquisa de janeiro, salvo a presença do ex-ministro Joaquim Barbosa como pré-candidato do PSB. Como diz o ex-presidente FHC, Barbosa deixou uma “imagem positiva” no país, pois foi o primeiro negro a presidir o STF e o relator do processo do “mensalão”, que mandou para a cadeia os ex-ministro José Dirceu. Porém, os nomes que estão no páreo não são o mais importante neste processo e sim uma particularidade para a qual a maioria dos brasileiros não está atenta: a falta de apoio do Congresso ao próximo presidente da República, seja ele quem for. Num quadro fragmentando como o atual, com cerca de 20 pré-candidatos (em 1989 foram 23) e Lula fora da disputa, corre-se o risco de vermos no segundo turno candidatos que tenham obtido no primeiro cerca de 20% dos votos válidos. A menos que um dos finalistas se eleja no 2º com 60% dos votos válidos, o que lhe conferiria uma legitimidade inquestionável para encampar uma pauta de reformas, sendo a principal delas a da Previdência, o país continuará em crise, com um presidente com dificuldades para negociar com o Congresso e descobrindo aos poucos que o caminho menos ruim para traçar seu futuro é o parlamentarismo. Ou seja, governo ruim é destituído de imediato pelo parlamento e se convoca novas eleições.

Palanques regionais
Bolsonaro (PSL) virá ao Recife agora em maio para lançar a candidatura do coronel Luiz Meira a governador. O propósito do deputado é ter candidato a governador nos 27 estados. Na última 6ª feira ele esteve em Boa Vista (RR) e, na presença de 10 mil pessoas, lançou o empresário Antonio Denaruim para governador e o pastor evangélico Isamar Ramalho para o Senado.

Concessão 1 > De passagem por Bodocó neste final de semana, o senador Fernando Bezerra (MDB) declarou que a Prefeitura de Petrolina, comandada por seu filho Miguel, está finalizando o processo de contratação de uma nova empresa para operar os serviços de água e esgoto do município.

Concessão 2 > A Compesa, segundo o presidente Roberto Tavares, está com R$ 38 milhões em caixa para melhorar o serviço de abastecimento d’água de Petrolina. Mas diante das versões de que a prefeitura vai expulsá-la de lá, está segurando o dinheiro até segunda ordem.

O acordo > Os irmão Zeca (federal) e Júlio Cavalcanti (estadual), ambos do PTB, fecharam um acordo em Carnaíba com os ex-prefeitos José Francisco (Didi) e José Mário (ex-PSB), e mais 6 vereadores. Zé Mário rompeu com o prefeito Anchieta Patriota (PSB) e foi para a oposição.

Cadê Jucá? > Ao tomar conhecimento de que a bancada federal do MDB caiu de 65 para 51 deputados, o vice-governador Raul Henry perguntou: “Cadê a força do presidente Romero Jucá? Essa queda ocorreu exatamente na gestão dele como presidente nacional do partido”.

Veja também

Conheça Irmã Marluce, pernambucana de 61 anos que tem ganhado as redes com vídeos de cross training
Nunca é tarde

Conheça Irmã Marluce, pernambucana de 61 anos que tem ganhado as redes com vídeos de cross training

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Newsletter