A-A+

Eleições devem mobilizar 2 milhões de mesários no País

A cada eleição, a Justiça Eleitoral convoca eleitores maiores de 18 anos e em situação regular para atuar no dia da votação

Urna eletrônicaUrna eletrônica - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernabuco

As eleições deste ano devem mobilizar cerca de 2 milhões de mesários em todo País. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a metade dos mesários se ofereceu para o trabalho de maneira voluntária.

Para atuar como mesário, o escolhido recebe treinamentos específicos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral, que o prepara para atuar no dia das eleições. A cada eleição, a Justiça Eleitoral convoca eleitores maiores de 18 anos e em situação regular para atuar no dia da votação.

Leia também:
Trabalhar como mesário pode dar vantagens em concursos públicos
PL visa dispensar mesários de taxas em concurso público


A convocação exclui candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; e funcionários do serviço eleitoral.

Tarefas
O mesário é o representante da Justiça Eleitoral na seção de votação. Cabe a ele receber e identificar os eleitores – seja pela verificação de documentos e coleta de assinaturas, seja pela verificação biométrica –, compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção para a qual foi designado.

O eleitor que atua como mesário tem direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias e ao desempate em concursos da Justiça Eleitoral, quando prevista essa possibilidade no edital. O treinamento de mesários ocorre nas modalidades presencial e à distância. Neste ano, a Justiça Eleitoral preparou cerca de 180 mil mesários por meio de curso à distância.

Veja também

Mulheres são maioria entre professores de inglês na rede básica
Educação

Mulheres são maioria entre professores de inglês na rede básica

Mais de 220 mil doses de vacinas devem chegar a Pernambuco nesta sexta (24)
VACINA CONTRA COVID-19

Pernambuco aguarda mais de 220 mil doses de vacina para esta sexta (24)