Chuvas

Em 12 horas, Recife registra mais de 36% da chuva esperada para todo o mês de maio

Largo da Encruzilhada, no Recife, com alagamentoLargo da Encruzilhada, no Recife, com alagamento - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

O Recife registrou, em apenas 12 horas, 36% do total de chuvas esperadas para todo o mês de maio. 

Segundo balanço divulgado pela Prefeitura do Recife (PCR), entre 23h dessa quarta-feira (12) e 11h desta quinta-feira (13), a precipitação na cidade foi de 118  mm - a média de maio é de 328,9 mm.

A expectativa, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de sequência do temporal até o anoitecer desta quinta, ao menos.



A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) indica a continuidade de chuvas de moderada a forte em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zonas da Mata Norte e Sul até, ao menos, esta sexta-feira (14).

Para o Agreste do Estado e o Arquipélago de Fernando de Noronha, a expectativa é de chuvas moderadas nos dois dias. Já o Sertão tem prognóstico de chuvas mais fracas entre a tarde e a noite.


Registro de ocorrências
Cerca de mil profissionais da prefeitura estão nas ruas trabalhando para minimizar os impactos do temporal segundo a prefeitura da cida. No período de 12 horas, foram recebidos 101 chamados da população recifense, entre pedidos de vistorias e solicitações de lonas plásticas.

A Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento acontece 24h por dia.

A Autarquia de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) notificou 14 ocorrências com árvores na cidade - uma delas caiu na avenida Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul; outra no pátio da Santa Casa de Misericórdia, em Santo Amaro, no centro expandido.

A Emlurb também está realizando a desobstrução de pontos de acúmulo de água com caminhões equipados com jato de sucção em diversas vias da cidade. 

Entre 0h e 9h desta quinta-feira (13), período com maior incidência de chuva, não foram registrados acidentes de trânsito com vítima. No período, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou ocorrências em 21 semáforos, dos quais 12 já foram resolvidos e nove estão em atendimento.
 

Veja também

Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
Auxílio

Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas

Governo do Rio não ofereceu ajuda a familiares de 27 mortos no Jacarezinho
Violência

Governo do Rio não ofereceu ajuda a familiares de 27 mortos no Jacarezinho