Agreste

Academia clandestina é fechada pelo Conselho Regional de Educação Física em Caruaru

O local mantinha portas e janelas fechadas para não ser identificado

Fiscalização aconteceu nessa quarta (12)Fiscalização aconteceu nessa quarta (12) - Foto: Divulgação/CREF

Uma academia clandestina foi interditada nessa quarta-feira (12) pelo Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12/PE), no bairro de São João Escócia, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

O espaço funcionava sem registro no Conselho e sem um responsável técnico, colocando em risco a saúde e a vida dos clientes. O local também mantinha portas e janelas fechadas para não ser identificado.

“No momento da fiscalização, o espaço estava sem nenhum profissional de educação física atuando. Os alunos treinavam sem orientação e um leigo, já reincidente, foi identificado como orientador das atividades, sendo conduzido à Delegacia de Polícia para responder criminalmente por exercício ilegal da profissão e crime contra as relações de consumo”, detalhou a 1ª vice-presidente do CREF12/PE, Nilluzia Arruda, que acompanhou o flagrante.

Fiscalização aconteceu nessa quarta (12)Local foi fechado após denúncia. Foto: Divulgação/CREF

O advogado e presidente do CREF de Pernambuco, Lúcio Beltrão, reforça que para exercer a profissão de educador físico não basta ser ex-atleta ou formado na área, é necessário estar regulararizado junto ao CREF.


“É imprescindível formação acadêmica em IES (Instituição de Ensino Superior) regular junto ao MEC e, claro, o registro no Conselho. Quem trabalha com Educação Física sem estar regular junto ao CREF responde criminalmente” explica o advogado.

O CREF alerta que academias devem expor, em local visível, o Certificado de Regularidade com o Conselho, e que também é importante cobrar do profissional de educação física que atende nesses espaços a Cédula de Identidade Profissional (CIP).

Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima do exercício ilegal da profissão ou de espaços de prática da educação física clandestina. A denúncia deve ser feita pelo telefone (81) 9 8877 6678, pelo e-mail [email protected] ou pelo site do CREF12/PE

Veja também

Kremlin considera "imensa vergonha" ofensa de Biden a Putin
MUNDO

Kremlin considera "imensa vergonha" ofensa de Biden a Putin

Vazamento mostra que empresa chinesa hackeou governos estrangeiros
CRIME

Vazamento mostra que empresa chinesa hackeou governos estrangeiros